18 setembro 2021

[Resenha por @folhadepolen] O Protocolo Russo: Como derrubei o império secreto de Putin | Dr. Grigory Rodchenkov | @faroeditorial @avisraraeditorial | Páginas: 224 | 2021



Um grande esquema de doping, um dos maiores já registrados, ocorreu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, em 2014. Muitos foram os envolvidos, sendo Dr. Grigory Rodchenkov um dos que estavam à frente do esquema, assim como participantes de alto nível do governo russo.

"Foi uma fraude de proporções indescritíveis. Compromete todas as conquistas e todo o sistema de controle antidoping nos esportes."

Por conta da descoberta do esquema, a seleção russa sofreu punição e, teoricamente, não poderia participar dos próximos jogos durante alguns anos, porém, vemos que atletas que não estavam envolvidos na fraude do doping conseguiram um aval para participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas, devido a punição, o hino russo e sua bandeira não poderiam aparecer nos jogos.

O Dr. Grigory Rodchenkov foi perseguido devido a tudo que aconteceu e especialmente por ser caçado pelos próprios russos. Ele decidiu escrever este livro falando e explicando como o esquema foi elaborado, inserindo também como ele foi apresentado ao doping.

"A Rússia de Putin é uma desgraça para o mundo inteiro."

Como a narrativa é pela visão de Grigory, a linguagem, em partes, é técnica, já que estamos falando de assunto envolvendo farmacologia e aspectos químicos. O mais interessante e revoltante é saber como o sistema de doping foi avançando junto com a tecnologia, pois, teoricamente, com mais tecnologia a detecção de drogas de desempenho deveria ser segura, mas o Dr. Grigory Rodchenkov mostra que por outro lado a equipe estava aprendendo e desenvolvendo mais técnicas para burlar as máquinas.

A leitura é super interessante, especialmente para quem gosta do assunto esporte. Creio que é importante falar sobre isso, pois não é só pelo fato de que é injusto com atletas que não usam as drogas, mas o debate em si é relevante.

O livro foi lido na Leitura Coletiva do nosso clube @clubeliterarioferavellar! E vocês já conheciam a história pelos noticiários?