26 setembro 2021

[Resenha] Os dois morrem no final | @adamsilvera | @intrinseca | Páginas: 416 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A obra “Os dois morrem no final” nos conta a história de Mateo Torrez e Rufus Emeterio que recebem uma ligação da Central da Morte. Eles ficam sabendo que morrerão naquele dia e através de um aplicativo buscam um amigo para compartilhar os últimos momentos e acabam se encontrando para juntos viverem o último dia de vida com muita intensidade.

O escritor Adam Silvera possui uma escrita incrível, emocionante e comovente. Quando eu recebi a prova antecipada para realizar a leitura do livro tomei um susto com o título. Como assim? Como Silvera entrega o final? Ah, não terá a mínima graça…porém o título é ínfimo perante a grandiosidade de viver intensamente. E não importa se vinte anos ou apenas 24 horas. Amei conhecer o pensamento de Adam e as lições que ele nos dá. O importante é o saber viver!

Deus me livre atender o telefone e ouvir a seguinte mensagem: — Olá, aqui quem fala é a Central da Morte. Sinto muito em lhe informar que em algum momento ao longo das próximas 24 horas você terá um encontro prematuro com a morte. Em nome de toda a equipe da Central da Morte, sentimos muito a sua perda. Aproveite este dia ao máximo, está bem?

“Estou tremendo, mas consigo pressionar o botão verde. Não digo nada. Não sei o que dizer. Apenas respiro fundo, porque me restam menos de 28 mil respirações —— a média de respirações diárias de uma pessoa que não está morrendo ——, e é melhor gastar todas elas.”

Os jovens protagonistas Mateo e Rufus são diferentes em personalidade, mas cúmplices nas últimas horas restantes de vida. É tão tocante acompanhar as aventuras, os pensamentos, as vontades, os medos e os sonhos de ambos. Será fácil viver uma vida inteira em um único dia?

“Queria que nós tivéssemos mais tempo…Queria andar de bicicleta pelas ruas vazias e gastar cem dólares num fliperama e levar você de balsa até Staten Island só para que conhecesse o meu sorvete favorito.”

Adam Silvera nos presenteia com conteúdos extras interessantes e que abrilhantam o entendimento de toda a narrativa. Adorei conhecer partes do manuscrito e o mapa dos personagens.

Adam Silvera é escritor e trabalhou por anos no mercado editorial. Best-seller do New York Times, é autor de E se fosse a gente? e Here’s to Us, que escreveu em parceria com Becky Albertalli, e também de História é tudo que me deixou, Lembra aquela vez, Infinity Reaper e Infinity Son, todos sucesso de público e crítica. Nasceu e foi criado no Bronx, em Nova York, e atualmente mora em Los Angeles, onde escreve em tempo integral.

Por fim, a obra conquistou o meu coração pela sensibilidade do autor e pelo fato de estar viva. Todos nós temos problemas e alguns dias difíceis, mas viver é bom demais!

Eu super indico a obra e o lançamento será em 05 de outubro. Imperdível! E você atenderia essa ligação sabendo a origem da mesma? Me conta tudo nos comentários!