19 agosto 2021

[Resenha] Um lugar chamado Pambenil | @moacirvallejunior | @editoraviseu | Páginas: 288 | Ano: 2019 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


A obra “Um lugar chamado Pambenil” nos conta a história do personagem Xerxes. Ele tem um grave problema, pois o seu cérebro não retém fatos recentes e para exercitar a memória os médicos orientam que ele escreva sobre sua antiga paixão pelo futebol e pelo seu time de coração Ponte Preta. Por ser um cinéfilo patológico ele relaciona tudo ao seu redor com músicas, filmes e novelas. Ao mesmo tempo que escreve ele se envolve na busca de um boticário desaparecido na misteriosa cidade de nome Otaviano Pambenil. O que será que irá acontecer com Xerxes? Leiam!

O escritor Moacir Valle Jr. nos apresenta um excelente thriller psicológico, fluido, intenso, complexo, rebuscado e que enche de orgulho os leitores por ser um autor brasileiro. Que show de narrativa!

“Naquela noite fria, grudei no rádio. A Ponte, que precisava ganhar, não jogava bem, mas eu confiava que a presença do mestre, ungida pelo sonho de conquista mundial, daria a vitória à Ponte. Era como se, com a adesão do professor artista, a história da Ponte Preta e minha própria vida miserável pudessem dar uma guinada a partir daquela noite. A Ponte enfrentaria o XV de Piracicaba e eu, os meus demônios.”

O livro possui 71 capítulos curtos muito bem escritos e como a escrita de Jr. é complexa engana-se quem tenta compreender todo o romance psicológico no primeiro momento, pois confesso que fiquei “surtada” e devorando o livro para tentar entender o que de fato era real ou fantasia. E que final alucinante!

O personagem Xerxes é hilário, sem papas na língua, com qualidades e defeitos na mesma proporção. Moacir encaixa na narrativa grandes filmes, novelas, músicas e o futebol numa mistura que ficou esplêndida. Particularmente, nunca havia lido um thriller psicológico com essa sacada genial.

“O que você faria para ser imortal? Eu faria qualquer coisa, menos vender minha alma”.

Valle Jr. não só apresenta novelas e filmes clássicos dos anos 70, mas também uma grande viagem pela mente humana.

A Leitura foi organizada com louvor pela @lcagcomunicacao e sou grata por conhecer através das leituras coletivas que vocês organizam obras magníficas!

Moacir, quando teremos outro livro sobre Xerxes? Eu preciso de maiores esclarecimentos! Super indico a leitura para os amantes de thrillers psicólogos.

Moacir Valle Jr, natural de Campinas, trabalhou muito tempo, inclusive em cargos de direção, numa empresa de grande porte (mais de cem mil empregados), o que lhe dá autoridade para falar das mazelas do mundo corporativo, um dos subtemas de "O Céu e o Brilho das Estrelas" (2021). Dirigiu peças de teatro em São Paulo, Brasília e Florianópolis, dentre elas uma premiada adaptação do conto "O Alienista", de Machado de Assis. Hoje mora em Brasília, é escritor, consultor em inovação e facilitador de Design Thinking.

Já conhecia a obra? Me conta nos comentários!