23 agosto 2021

[Resenha] Crônicas de uma Pandemia: Reflexões de um Idealista | @gustavo.miotti | @editorabuqui | Páginas: 160 | Ano: 2021 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



A obra “Crônicas de uma pandemia” mostra um panorama sociocultural contemporâneo que combina viagens e experiências cotidianas permeadas por reflexões bem-humoradas sobre a condição humana. Gustavo Miotti une passado e presente retratando de forma espetacular o mundo e suas peculiaridades. Vamos viajar sem sair de casa?

A apresentação da obra foi escrita por Ronize Aline com maestria. Foi possível sentir vontade de viajar por entre as páginas, pois as crônicas são ricas, envolventes e um show de cultura.

O escritor Gustavo Miotti possui uma ampla bagagem de conhecimento, a linguagem é fluida, as crônicas são envolventes e é interessante olhar outros países por perspectivas diferentes.

“Gostaria de convidar o leitor a uma reflexão pessoal: o que você vai fazer de diferente nesse mundo pós-pandemia? Qual será o seu novo normal?”

Que pergunta difícil, Miotti! Eu creio que após a loucura dessa pandemia serei ainda mais grata. Grata, pelas coisas mais simples, como o ato de respirar!

Gustavo viajou por mais de setenta países, todos com a sua peculiaridade, regime político, questões socioeconômicas e choques culturais. Por muitas vezes reclamamos do nosso país, mas quando vemos de perto outras realidades deveríamos colocar as mãos para o céu.

Tive uma grata surpresa ao saber que a Etiópia é um país rico culturalmente falando e que as suas tradições permanecem quase que intocáveis.

O livro é dividido em duas partes. A primeira “Sob a sombra do comunismo” e a segunda “Fragilidade da democracia”. Um conflito entre realidade distintas!

“As pessoas tocam e pegam nelas, então, depois tocam os olhos e narizes. Máscaras são uma faca de dois gumes.”

A frase acima foi dita por Trump colocando em choque ciência x política. Essas divisões de pensamentos deixaram a população dos Estados Unidos confusas no enfrentamento da pandemia. Lembrou até uma democracia próxima a nós, não é mesmo?

As fotos colocadas na obra são lindas e ilustram com singularidade toda a narrativa.

Senti vontade de conhecer alguns países citados e outros manterei o mesmo pensamento: distância!

Gustavo Miotti é natural de Caxias do Sul-RS, mora nos Estados Unidos há cinco anos. Empresário, formado em Ciências Econômicas com mestrado na Universidade de Lancaster e doutorado no Rollins College, onde pesquisa atitudes relativas à globalização.

Por fim, eu indico a obra para todos que desejarem conhecer sobre outros países, pois ele nos dá a oportunidade de viajar pelas mais variadas culturas. A obra fez parte da leitura coletiva organizada pela @lcagcomunicacao e novamente foi extremamente prazerosa.

Como vocês estão convivendo com a pandemia? E as viagens? Ficaram como as minhas em segundo plano? Me conta nos comentários!