20 março 2021

[Resenha] A Lista de Convidados | @lucyfoleyauthor | @intrinseca | Páginas: 304 | Ano: 2021


 
O que poderia dar errado no casamento de um apresentador de TV e a dona de uma Revista?

Após a cerimônia de casamento, as luzes se apagam, todos acham que é por causa da tempestade, mas no fundo sentem que algo está errado. Quando as luzes se acendem, uma garçonete grita em desespero, dizendo que um corpo foi encontrado. Mas quem será que morreu? E por qual motivo? A única coisa que eles sabem, é que o assassino está entre eles.

"Parece pessoal, a tempestade. Como se tivesse guardado sua fúria para eles."

"Tenho que ficar de olho em todos eles, observar qualquer desenvolvimento ameaçador. Tenho que estar sempre um passo à frente."

A história é contada por cinco personagens: Jules, a noiva; Olivia, a madrinha; Hannah, a acompanhante; Johnno, o padrinho e Aoife, a cerimonialista. Todos os cinco têm papéis muito importantes nessa história, a partir do ponto de vista de cada um deles é que vamos entender o que aconteceu. Eu demorei um pouco para entender os rumos que a história levaria e apenas na página 200 é que minha ficha caiu e eu adivinhei tudo, quem morreu e quem matou. Eu já tinha as minhas suspeitas, mas mesmo deduzindo fiquei surpreendida. Toda a história me pareceu bem pensada, tudo se liga perfeitamente, no estilo da Agatha Christie, mas sem aquelas reviravoltas mirabolantes.

No livro temos outros personagens, mas apenas esses cinco são realmente importantes. Deles eu gostei muito da Olívia e da Hannah, fiquei sensibilizada com o passado das duas, muito triste por todo o drama que elas viveram. Jules, foi a que eu menos gostei, pois a achei mimada, prepotente e egoísta. A forma como ela tratava as pessoas era horrível, nada justificava o que ela fazia.

Os capítulos são bem curtos e isso me instigou a ler mais rápido cada um deles, para desvendar o segredo. Ao final dos capítulos ficava um ar de mistério no ar e o fato de não ser revelado o morto só me deixava mais ansiosa. No fim, até mesmo eu queria ter o matado, pois senti muita raiva de tudo o que aconteceu e achei o final merecido. E acredito que todos que lerão a obra terão o mesmo sentimento.

Eu amei a tensão que a autora criou neste livro, ela conseguiu me prender do início ao fim. E acabou virando uma das minhas autoras favoritas do gênero. Essa é uma daquelas leituras que eu sempre irei indicar e a cada lançamento da autora estarei ansiosa para adquirir o exemplar.

Nascida no Reino Unido em 1986, Lucy Foley, trabalhou durante anos no mercado editorial como editora de ficção. O livro A Última Festa foi a sua estreia na literatura de suspense, após a publicação de três romances históricos, que foram traduzidos para dezesseis idiomas.