15 junho 2020

[Resenha] Microscópio – Microcontos e Microletrados | Delma Maria Lucchin | Editora InVerso



Título: Microscópio
Autora: Delma Maria Lucchin 
Ano: 2019
Páginas: 108
Editora: InVerso
Nota: 5

O livro “Microscópio” aborda a seleção de microcontos e microletrados que despertam a criatividade, imaginação e as lentes da vivência humana. Pequenos no tamanho, mas com uma grande bagagem de ensinamentos.

“Acostumada a receber somente migalhas de carinho, Ana não sabia lidar com o amor de João. Ele oferecia o céu e ela, pobrezinha, com os pés enraizados só achava graça, mas não sabia como alcançar as estrelas.”

Delma Lucchin possui uma linguagem fluída, divertida e real. Os temas propostos são variados dando uma gama de informações para os leitores, pois me peguei sorrindo em vários momentos da leitura.

"Conheceu cedo o poder terapêutico de um carinho, assim como o prazer de delicadas cócegas. Hoje é poeta. Dedica-se a fazer cócegas na alma, e segue curando o mundo."

Os contos são divididos em Microcontos que é a arte de contar histórias em poucas palavras e em Microletrados que são minicontos escritos com as palavras iniciadas com a mesma letra. É um gênero literário não tão conhecido, mas que dá múltiplas possibilidades ao escritor.

“A bruxa fazia o balanço do estoque. Havia um bom saldo de bafo de dragão, cutícula de ogro e chulé de saci. A preocupação estava em conseguir cabelo de virgem e saliva de político honesto. Já considerava a possibilidade de elaborar uma fórmula nova para suas poções.”

Delma nasceu em Curitiba e acredita que tem o dom de fazer as pessoas sorrirem. Em 2009 iniciou um trabalho voluntário pelo Instituto História Viva, contando histórias em hospitais para crianças e adultos, que despertou um grande interesse pela literatura infantojuvenil. Adora contar histórias para adultos e fica encantada com os sentimentos que desperta com esta prática. Para ela, é como se as histórias transportassem os ouvintes para outro lugar, propiciando deliciosas conversas. Mais do que distrair, a contação de histórias tem um grande poder terapêutico.

Caro leitor, faço o convite para você conhecer a escrita de Lucchin, passear pelos Microcontos/Microletrados e brincar com as palavras. A diagramação está ótima para o gênero proposto e o sorriso é garantido.