04 junho 2018

[Crônica por Simone] Os 13 Porquês (13 Reasons Why)


Resultado de imagem para os 13 porquês livro x serie
Reprodução de foto via Saraiva

Nos últimos meses, tem se falado muito em bullying, depressão e suicídio. E o burburinho se deve à série "Os 13 Porquês" (13 Reasons Why), que é baseada no livro Thirteen Reasons Why, de Jay Asher, e foi adaptado para a Netflix. 

A série aborda a história de uma estudante que comete suicídio, após alguns pontos culminantes provocados por pessoas do seu círculo de convivência escolar. Hannah, antes de se suicidar, grava várias fitas cassetes e nelas relata os 13 motivos que influenciaram a decisão de dar um fim a sua vida. 

Os 13 Porquês é uma série forte que mostra o cotidiano do mundo escolar dos jovens e abrange pontos com alta carga emocional como: amizade, lealdade, mentiras, drogas, álcool, sexo, estupro, bullying, preconceito, namoro, paixão, violência, privacidade, depressão e suicídio. 

A série e o livro receberam muitas críticas positivas, assim como negativas. Alguns afirmam que ela induz os jovens a cometerem atitudes extremas como o suicídio, principalmente na cena em que Hannah comete tal ato. 

A depressão é a grande inimiga da saúde física e mental de quem a possui. Muitas vezes vem de forma silenciosa; nem os amigos íntimos percebem a carga que ela contém e, infelizmente, com a globalização e a facilidade em acessar a Internet, pessoas ruins se aproveitam dos depressivos e criam grupos e fóruns de suicídios, até mesmo coletivos. Já o bullying geralmente é realizado em grupos contra uma pessoa que está em desvantagem real, como uma pessoa obesa, magra, que usa óculos, homossexual e outros. Nem sempre as agressões são físicas, porém, as agressões morais causam sequelas psicológicas devastadoras se forem repetitivas. 

O alto número de suicídio entre os jovens já se tornou um problema de saúde pública no Brasil. São diversos fatores que levam os jovens a cometerem atitudes extremistas, mas um abraço no momento certo poderia salvar uma vida. Tudo que as pessoas que possivelmente se encontram no fundo do poço precisam é de uma mão que as retire do buraco e, muitas vezes por falta de tempo, egoísmo ou até mesmo por não saber como lidar com a situação, resolvemos nos calar e não ajudar. 

Não devemos nos esquecer de que em alguns momentos basta uma frase bem colocada para mudar o dia de alguém. Quem precisar conversar e buscar ajuda pode procurar o CVC- Centro de Valorização da Vida ou ligar no número 141. Vamos dizer NÃO ao suicídio!