12 outubro 2023

[ENTREVISTA] Inútil - O Trabaho de Sísifo | @jairfarias3 | @editora_illuminare


Boa noite, leitores! Hoje o post é especial com a entrevista do jornalista e autor Jair Farias. Ele escreveu a obra “Inútil - O Trabaho de Sísifo!

1. Vimos na sua biografia que é jornalista. Nos conte porque escolheu essa profissão.

✏️Comecei minha vida profissional em 1980, trabalhando como Office Boy, na Enciclopédia Britânica e após me mudar para Barra Bonita, interior de São Paulo, trabalhei em regime de freelancer na Rádio Novo Som daquela cidade, 4 anos mais
tarde retornei para São Paulo e fui trabalhar na Empresa Folha de São Pulo, onde fiquei
por dois anos. Me desliguei da Folha em 1988 e fui trabalhar na extinta revista Afinal,
que por não pagar em dia, me desliguei seis meses depois. Logo após fui convidado para fazer parte do projeto da Revista SET (Cinema e Vídeo, onde fiquei até 1992). Nesse mesmo ano, fiz parte de um projeto de implantação do departamento de
Comunicação no CREA-SP- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, onde fiquei por 14 anos. Me desliguei de lá em 2006 até 2009 trabalhei como jornalista autônomo. Em 2009 fui convidado pelo então prefeito de Jandira, Braz
Paschoalin para dirigir o departamento de Comunicação daquela prefeitura. Em 2013, recebi a proposta para dirigir o departamento de Comunicação da Câmara de Santana de Parnaíba, onde estou até hoje.

2. Também na sua biografia, constam livros já publicados, quando e porque surgiu o desejo de escrever o primeiro livro?

✏️ Escrevi a biografia do meu pai, com o objetivo de homenageá-lo em vida, com o livro “As Cacimbas de Seo Pedro”, gostei da experiência e resolvi romancear a biografia,
que deu corpo ao Livro “Macambira – Doce Espinho”. Pouco tempo depois, revirando minhas gavetas, me deparei com um material que havia escrito na época de faculdade e resolvi editá-lo e publicá-lo, nascia o romance “Contos de Sören”, minha primeira
publicação comercial, pois as outras que havia feito, além de estar sob o pseudônimo do meu pai, foram publicações alternativas.

Em 2022 publiquei o mini romance “O Doutor de Uru”, pela Amazon e esse ano, publiquei o conto “A Viagem de Jack”, também ⁣
pela Amazon. Escrever é um prazer e terapia!⁣
3. O que é a literatura brasileira para você?⁣
✏️Tudo de bom... tenho minhas preferências, que vão de Machado de Assis, passando pela poesia de Drumond, pela de João Cabral de Melo Neto, por Paulo Leminsky, Cassiano Ricardo, além, de Rubens Fonseca, Raduan Nassar, Clarisse Lispector, Inácio⁣
de Loyola Brandão, entre outras feras.⁣
4. Vamos falar do seu lançamento com a Ed. Illuminare. Como está sendo esse processo?⁣
✏️ Um processo de bastante debate, mas estou com muita expectativa. Confesso que pra mim está sendo uma aposta.⁣
5. Sobre seu novo lançamento – Inútil – O trabalho de Sísifo – é um título intrigante. Fale⁣
um pouco sobre a escolha desse título.⁣
✏️ O título é basicamente o que trato no livro inteiro, o ciclo, a inutilidade das ações cotidianas, o despropósito em viver no modo contínuo, em um piloto automático. O trabalho de Sísifo, na mitologia grega é um trabalho inútil, um esforço pra nada, um eterno recomeço sem propósito.⁣
6. Agora diga aos nossos leitores, sobre o que se trata, qual o cerne do romance Inútil – O⁣
trabalho de Sísifo.⁣
✏️ É a narrativa de um dia de um cidadão, da hora em que acorda, até a hora que vai dormir e num aparente despropósito, passa a olhar com certo romantismo e nostalgia⁣
para a paisagem da Cidade de São Paulo.⁣
7. Quer dizer algo mais ou deixar uma mensagem aos leitores?⁣
✏️ Gostaria que lessem e refletissem sobra as coisas que realmente merecem importância…