13 outubro 2023

[RESENHA] Que bobagem!: pseudociências e outros absurdos que não merecem ser levados a sério | Natalia Pasternak & Carlos Orsi | @editoracontexto | Páginas: 336 | Ano: 2023


Vamos de assunto polêmico? Astrologia, Homeopatia, Acupuntura e MTC, Curas naturais, Curas energéticas, Modismos de dieta, Psicanálise e psicomodismos, Paranormalidade, Discos voadores, Pseudoarqueologia , Antroposofia e Poder quântico são temas sedutores e eles não passam pelo crivo da ciência. O que pode ser bobagem para uns… são importantíssimos para outras pessoas. Eu compreendi a abordagem dos autores e o que deve ser levado em consideração sempre é o livre arbítrio.

“Energias curativas, bolinhas de açúcar mágicas, terapias que invocam os antepassados e maluquices inventadas sobre o poder avassalador dos desejos inconscientes operam, todas, sob ‘leis de tapete voador’. Podem render boas metáforas, boa literatura, boa retórica, mas assim como a Odisseia não prova que os deuses do Olimpo existem, uma história bem contada não é necessariamente uma história real.”

Confesso que achei os autores bem corajosos por tocar em pontos de profundidade e chamá-los de pseudociências.

É evidente que alguns profissionais usam as abordagens erroneamente e visando apenas o lucro, porém é preciso ter sensatez para separar o ‘joio do trigo’.

“Buscamos oferecer uma vacina para o pensamento mágico, um manual para reconhecer mercadores de ilusões e identificar soluções mágicas. Esperamos assim poupar a saúde, o bem-estar e o bolso do leitor.”

Pasternak e Orsi escreveram com muita propriedade, com inúmeras fundamentações teóricas/bibliográficas e com exemplos que vão ao centro da questão, mas em alguns pontos não concordo com a narrativa e está tudo bem. Como disse no início achei a abordagem bem polêmica e também o título denso. Quando mexemos com crenças a devida interpretação se torna dúbia.

Os autores estimulam o pensamento crítico do leitor e cabe ao mesmo interpretar se é bobagem ou não. Pense nisso!

O que vocês acharam do título e da forma abordada dos temas? O que de fato seria uma bobagem?