10 outubro 2021

[RESENHA] O Alcazar | @lamouretsimon | @editoranemo | Páginas: 208 | Ano: 2021



Em "O Alcazar" somos transportados para a Índia e assim temos a chance de conhecer um pouco sobre os costumes e cultura indiana. Nesta história acabamos acompanhando a construção do edifício Alcazar onde trabalham: os operários Rafik, Mehboob e Salma; Ali, engenheiro que deu uma pausa no mestrado para ganhar experiência em campo; Trinna, o mestre de obras que é super flexível; e Ganesh e sua equipe de azulejistas. O que será que nos aguarda?

"Se você aprende rápido e trabalha duro, também pode se tornar alguém."

O leitor acompanha os vários personagens durante a leitura, mas senti que por mais que Simon tenha introduzido vários personagens, o foco está nos laços que cada um tem com a Índia contemporânea. Além, claro, de falar um pouco sobre religião, castas, a própria língua e da relação patrão e funcionários, pois vemos a ganância e forma meio irritada do chefe dos funcionários que estão trabalhando no Alcazar.

"Você vai presenciar uma demonstração de autoridade, Ali, às vezes é preciso relembrar quem é que manda na obra."

O traço da Graphic Novel é belíssimo e as cores são quentes, dando uma sensação de proximidade com a Índia. Gostei muito do trabalho editorial como um todo e que ilustrações perfeitas!

Simon Lamouret nasceu em 1987, em Toulouse, França, onde ainda vive. Depois de estudar ilustração na École Estienne (Paris), belas-artes em Angoulême e art déco em Strasbourg, ele se mudou para Bangalore, na Índia, para ensinar desenho. Dessa experiência, que durou de 2013 a 2018, nasceram dois projetos: Bangalore, em 2017, e O Alcazar, em 2020. Simon também colabora com a Revue Dessinée, lidera oficinas de desenho e participa de residências na França e no exterior.

A obra é muito interessante e super rápida para realizar a leitura. A proposta do autor de falar um pouco sobre a cultura indiana deu certo, pois a preciosidade dos detalhes é impressionante.

Eu super indico a leitura e me conta nos comentários se você já conhecia a cultura indiana. E se já leu essa HQ qual foi a sua experiência?