06 outubro 2021

[RESENHA #publi] A Divina Comédia - Paraíso | Dante Alighieri | @livrosprincipis | Páginas: 242 | Ano: 2021



A obra “A Divina Comédia - Paraíso” é um dos grandes clássicos da literatura e foi escrito por Dante Alighieri com maestria. Esta é a terceira e última parte da Divina Comédia. Dante nos conta sobre a sua viagem entre três instâncias diferentes. Depois de passar pelo Inferno e o Purgatório, ele enfim, chega ao Paraíso.

O escritor Dante Alighieri nos apresenta poesias épicas e este é o meu volume preferido, pois os 33 cantos narrados são belíssimos, fortes e voltados para o amor, pureza, libertação e de força teológica.

“Roubou-me à paz do claustro iníquo bando, mais à maldade do que ao bem afeito: qual foi Deus sabe o meu viver, penando!”

“Quando à vista e à razão nossa se exprime com tal ordem criou, que, o efeito vendo, de adorar seu Autor ninguém se exime.”

“Quando o arco afrouxou do ardente afeito, e em proporção do humano entendimento do seu falar manifestou-se o efeito, pude estas vozes distinguir, atento: Bendito sejas, Deus, Um na Trindade, que à prole minha dás tão alto alento.”

“Assim minha memória representa que eu fiz, nos belos olhos me enlevando, com que amor cativou minha alma isenta.”

O personagem Virgílio que era o guia de Dante não pode entrar no Paraíso por ser pagão e quem o recebe é Beatriz. Ela era o seu grande amor na adolescência e possui um papel essencial na história, pois representa o amor divino e a fé.

Apesar da obra não ser uma narrativa reflexiva, ela nos leva a questionar, interpretar e compreender as mais variadas doutrinas.

Eu recebi os três volumes da Editora Principis e estou encantada com as edições em capa dura, guarda belíssima e diagramação impecável.

Creio que todos deveriam realizar a leitura do livro “A Divina Comédia” e realizar uma rica viagem pela cultura medieval, religiosa, moral, ética, filosófica e demais valores.

Vocês já leram? Estou ansiosa para saber o que acharam. Deixem nos comentários as vossas experiências!