28 julho 2021

[Resenha] Willa: a garota da floresta | @robertbeattybooks | @faroeditorial | Selo Milk Shakespeare | Páginas: 304 | Ano: 2021


A obra “Willa: a garota da floresta” nos conta a história de Willa. Ela é uma garota da floresta que possui a missão de sair à noite para buscar mantimentos para o seu clã. A jovem entra escondida nas cabanas das pessoas e pega o que eles têm em excesso. Porém, Willa começa a se questionar sobre como vive o seu povo, as suas ações e muitas dúvidas invadem a sua mente. O que é certo ou errado? Leiam!
Foi o meu primeiro contato com a escrita de Robert Beatty e adorei a construção de toda a narrativa, ambientação perfeita, personagens fortes e o universo criado totalmente fluido.

“Willa parou no limite da floresta e misturou sua pele às texturas verdes que a cercavam. Ramos de folhas se enrolaram nela como tentáculos, o que a tornou praticamente invisível.”

Ao realizar a leitura da obra fui remetida para o nosso país e como os homens acabam com a natureza (fauna e flora). A população que não cuida dos recursos naturais e os governantes que apenas visam lucro. Gostei do autor ter colocado na narrativa a importância de preservar a natureza, de saber usar com inteligência o que ela nos proporciona e da consciência coletiva que devemos ter para com o planeta. Apesar do livro ser uma ficção nunca um tema foi tão real e necessário de ser abordado.

“Willa chegou a uma saliência onde o chão fora quebrado em pedaços por uma violência poderosa; pedras soltas e terra caíam de um penhasco aos seus pés.”

Willa é uma menina doce, guerreira e que ama incondicionalmente a natureza. O seu coração é grandioso e a personagem passará por diversas mudanças, principalmente, a forma de encarar o mundo no qual está vivendo e as exigências impostas pela liderança do seu clã. O final foi tão arrebatador que aqueceu o meu coração.

Eu achei a capa linda, a diagramação excelente e a fonte confortável para a leitura.

“– Willa da Floresta – disse ele com suavidade, o som do mIstério em sua voz, como se houvesse coisas no universo que ele simplesmente não entendesse.”

Robert Beatty é mundialmente conhecido por suas histórias incríveis para leitores de todas as idades. Suas obras recebem prêmios, e Willa, além de ter os direitos vendidos para muitos países, será adaptada para o cinema numa grande produção da Disney.

Eu posso afirmar que Willa foi o melhor livro de fantasia que realizei a leitura. Se você gosta de literatura fantástica, regada de muita ação e aventura, leia urgente!

Vocês gostam de livros de fantasia?