29 julho 2021

[Resenha por @folhadepolen] Pele de Homem | Hubert e Zanzim | @editoranemo | Páginas: 161 | Ano: 2021



A Graphic Novel “Pele de Homem" é ambientada no período renascentista e nela acompanhamos Bianca, uma jovem linda e de boa família. Os pais da moça fecharam acordo com Giovanni, um jovem comerciante que possuía riquezas.

Bianca não está muito confortável em casar com uma homem que não conhece e para se aproximar do noivo, a madrinha da jovem revela a ela um segredo de família, que é uma pele de homem, pois quando vestida a moça se torna Lorenzo, um jovem lindo que chama atenção por onde passa.

Bianca não se contenta em como a igreja julga as mulheres da época e, como Lorenzo, inicia um motim para expulsar seu irmão, que também é o sacerdote da cidade.

"Nós, mulheres da família, temos um segredo. Temos em nossa posse uma pele de homem. Nós o chamamos de Lorenzo."

"Pele de Homem" é uma HQ que pode ser lida em poucas horas de tão fluida que é. Gostei muito da personagem Bianca não aceitar como as mulheres eram tratadas no período renascentista e assim procurou mudar a percepção dos moradores de onde vivia. Ela é uma personagem que não se cala diante de um homem.

Achei o início da história engraçado e um pouco estranho, mas ao longo da narrativa vamos entendendo e tudo faz sentido.

"São sempre as mulheres que são repreendidas por eles [homens] mesmo que, por natureza ou educação, as mulheres sejam muito mais decentes que os homens, que se comportam como animais." Bianca

Hubert e Zanzim trazem questionamentos interessantes sobre: religião, sexo, moral, humor, nobreza e sociedade da época. Também abordam temas importantes como gênero e sexualidade.

Preciso deixar claro que a história é para 18+, pois possui ilustrações com conteúdos adultos.

A Editora Nemo está de parabéns pela qualidade da diagramação e ilustrações. Uma das melhores HQs que já realizei a leitura. Super recomendo!

Vocês gostam de História em Quadrinhos? Deixem nos comentários as experiências de vocês com o gênero!