28 maio 2021

[Resenha por Stormwhirl do @chihiro_literary] A Lâmina da Assassina: Histórias de Trono de Vidro | @therealsjmaas | @galerarecord | Páginas: 406 | Ano: 2015



Que Celaena Sardothien é a maior assassina de Adarlan todos sabem, o que a maioria não conhece é o caminho que ela teve de traçar para chegar nesse posto. Aos 16 anos, ela já era temida por meio mundo. Mesmo para quem não conhecia o seu rosto, apenas o som de seu nome era capaz de arrepiar a espinha de qualquer um, pois eles sabiam que sua lâmina era letal.

"Celaena abanou o rosto suado com uma das mãos. Venderia a alma para um bando de demônios por uma brisa fresca naquele momento, mas precisavam manter a janela coberta, a não ser que quisesse um par de olhos espiões descobrindo como era sua aparência. No entanto, ao pensar a respeito, Celaena amaria ver o ollhar no rosto de Rolfe se ele descobrisse a verdade. A maioria já sabia que ela era uma mulher jovem, mas se o pirata visse que estava lidando com uma menina de 16 anos, o orgulho dele poderia jamais se recuperar."

Sarah J. Maas é uma escritora americana, sendo Trono de Vidro sua saga de estreia. Além dessa saga, a autora também escreveu a série Corte de Espinhos e Rosas. Sua mais recente obra foi Crescent City, publicada no início de 2020.

A Lâmina da Assassina é um prequel de Trono de Vidro, que nos faz conhecer um pouco mais da trejetória da personagem principal e de seus companheiro que também vivia no Forte dos Assassinos. O livro é dividido em cinco contos que narram suas maiores aventuras.

Aparentemente, não existe uma ordem certa para ler este livro, que foi lançado após o segundo volume da saga, a coroa da meia-noite. Alguns preferem ler na ordem de lançamento e outros preferem começar pelo conto. De qualquer forma, é um livro que não deve ser deixado de ler, pois contém acontecimentos interessantes e os personagens são bem importantes na história principal.

"Vou lhe dar um conselho — falou a jovem, com amargura —, de uma trabalhadora para outra: a vida não é fácil, não importa onde esteja. Fará escolhas que achará serem certas, depois sofrerá por causa delas.”

Assim, como os outros livros da série, “A lâmina da assassina” apresenta uma escrita bem dinâmica e consegue prender o leitor do início ao fim. É interessante observar como nenhum personagem entra na história à toa e todos acabam tendo uma importância em algum momento.

Por isso, afirmo que esse conto é de grande importância para série. Foi onde eu pude entender melhor a personagem e conhecer a história de personagens secundários que terão importância no decorrer da saga. Por fim, eu não poderia deixar de recomendar esse conto que é bem enriquecedor para o universo de trono de vidro.

E vocês já leram Sarah J. Maas? Qual foi a sua história preferida?