29 maio 2021

[Resenha] Estúpida Promessa | Jenni Hendriks & Ted Caplan | @faroeditorial | Páginas: 256 | Ano: 2021

 

Cam encontra-se completamente apaixonado por Kaia. Eles têm muitas coisas em comum e juntos participaram de vários protestos pelo meio ambiente. Ele pretende chamar ela para sair, mas nunca encontra o momento certo. Porém, quando ele descobre que Kaia está namorando Steve, o seu mundo cai. Steve é o oposto de Kaia, ele é popular, bebe, usa drogas e é um completo idiota.

Contudo, quando ele vê Kaia chorando porque Steve está com câncer, o rapaz se oferece para fazer uma campanha para arcar com os custos do tratamento de Steve. Assim, ficaria perto de Kaia e quem sabe ela não perceberia que ele sim é o seu par perfeito. O que Cam não contava era que Steve perceberia o seu plano e faria de tudo para que ele desse errado.

"Se eu tivesse convidado Kaia para sair antes, não teria sido eu quem a estaria beijando na cozinha em vez de Steve? Teria sido a minha língua?"

Cam sempre tenta fazer algo bom, a coisa certa. Influenciado por sua mãe e por Michelle Obama, ele luta por causas sociais e ambientais, como tentar salvar um tubarão de um aquário público. Os seus posicionamentos, mesmo que corretos, em certos momentos são muito extremos, o que gera várias situações engraçadas. Entretanto, seu jeito também faz com que ele não tenha amigos, pois não consegue apenas tornar a situação divertida. Preocupa-se com tudo.

"Enquanto eles abaixam o nível, nós o elevamos, Cam."

Cam e Steve me irritaram de uma forma inacreditável. Cam por aceitar as loucuras do Steve e o Steve por ser tão idiota. As armações de Steve eram vergonhosas e eu não entendia o motivo de Cam permitir. Em certo momento, pareceu que os dois esqueceram da Kaia, e ficaram focados em suas rivalidades. Contudo, não se preocupem, pois os dois vão aprender lições muito importantes nessa trajetória.

O câncer foi tratado de uma forma muito leve e em nenhum momento senti que a história ficou pesada. Acho que isso ocorreu porque o Steve lidou com muito bom humor, sem se deixar abalar.

Estúpida Promessa é uma ótima escolha para sair da ressaca literária.

A história é tão viciante, que fiquei vidrada com a leitura querendo saber o que ia acontecer e com quem Kaia ia ficar. E o melhor de tudo é que eu não imaginava o final, pois foi o melhor final possível para os três personagens. Espero assistir logo uma adaptação dessa obra, pois eu adoraria vê-la no cinema.

A mãe de Jenni Hendriks costumava reclamar que ela era muito “espertinha”, então, Jenni decidiu tornar esse talento sua carreira. Ela se mudou para Hollywood e trabalhou como roteirista da série How I Met Your Mother.
Formada em Cinema, a autora também se aventura como cartunista no mundo dos quadrinhos.

Ted Caplan trabalha na indústria cinematográfica há mais de vinte anos como roteirista, designer de som e editor de música. Ele também ajudou a criar trilhas sonoras para muitos filmes de sucesso como: Maze Runner, Logan e Deadpool.