20 maio 2021

[Resenha] Oleg | Frederik Peeters | Nemo | Páginas: 184 | Ano: 2021


A Graphic Novel “Oleg” nos conta a história do quadrinista, Oleg. Sua vida há mais de vinte anos, gira em torno do desenho e da criação de histórias, porém sua criatividade começa a descer ladeira. Seu processo criativo não está fluindo e ele precisa mudar conforme a roda do mundo gira. Será que o nosso personagem voltará a produzir?

Eu já havia lido a HQ do escritor “Pílulas azuis” e me encantei com a escrita dele. Nesta obra a escrita continua incrível e nos mostra como é importante ser dinâmico no processo e se reinventar. O mundo nos reserva surpresas boas e outras ruins, porém temos de estar preparados para acompanhar toda a evolução.

“Se um homem conta para você que ele ama, deseja e transa com a mesma mulher há 15 anos, você vai tomá-lo por um mentiroso...ou ficar enternecido por um instante, antes de vê-lo como um pobre inocente, que não se dá conta do que está perdendo e sentir dó do coitado.”

Os personagens são interessantes e as ilustrações parecem tão reais, pois conseguem expressar todos os sentimentos que eles estão passando em cada quadro.

“Mas acho que o lado mais excitante é que se tenha impressão de se espiar escondido a vida de alguém. A gente vai virando as páginas como se fosse um ladrão.”

O autor usa o seu avatar Oleg não sei se para fugir da trivialidade ou para gritar aos 4 cantos do mundo como ele se sente. Uma HQ emocionante, instigante e libertadora! Todas as ilustrações estão em preto e branco dando um ar de melancolia.

“É o que você quer fazer as pessoas acreditarem. Mas, na verdade, desde que te conheço, você só faz devanear nas suas HQS, justamente para manter o real afastado.”

Frederik Peeters, nascido em 1974, é um renomado quadrinista suíço. Sua obra mais conhecida, Pílulas azuis (2001), venceu o Polish Jury Prize no festival internacional de Angoulême. A série Aâma, de quatro volumes, também publicada pela Nemo, foi aclamada no mesmo festival em 2013, tendo recebido o prêmio de Melhor Série pelo seu segundo volume. Frederik atualmente vive com sua esposa e seus dois filhos em Genebra.

Super indico a Graphic Novel e que o Oleg da vida de cada um possa se fazer presente da melhor forma possível!