17 maio 2021

[Resenha] Textos para acalmar tempestades | @asomadetodosafetos | @faroeditorial | Páginas: 168 | Ano: 2021


 
A obra “Textos para acalmar tempestades” da escritora @fabiolasimoesreal nos apresenta textos reflexivos sobre dor, perda, encontro e renascimento. O autoconhecimento é fundamental para passarmos pelos mais variados tipos de problemas. Encontrar o ponto de equilíbrio não é nada fácil, porém super necessário.

Eu já havia lido a obra best-seller “Deixei meu coração em modo avião” da Fabíola e a escrita dela é forte, porém simples de atingir as pessoas.

O livro é divido em quatro capítulos, sendo: Nuvens se formando; Chuva no telhado; Tempestade e por fim, Calmaria. Ela cita grandes nomes da literatura mundial e enriquece a narrativa de forma ímpar. Alguns citados são: Clarice Lispector, Hermann Hesse, Isabel Allende, Charles Dickens, Joseph Campbell e outros.

“Eu quis tentar levantar muros para me proteger da dor, mas foi quando desisti de fugir da dor que descobri que sem ela não haverá cura. Eu não precisava temer a dor. Eu só precisava aceitar, conviver, permitir, dor e cura são irmãs, e não posso desejar a cura se impeço a dor.”

Simões tem uma escrita sensível, dinâmica e que ressalta o amor-próprio, pois devemos deixar as pessoas livres para amar.

“O amor não acontece por insistência. Às vezes, você precisa soltar para ver o que acontece. Toda vez que forçarmos uma situação, saímos um pouco mais machucados. Isso acontece quando tentamos calçar um sapato um número menor que o nosso, ou quando insistimos num relacionamento sem vontade ou disposição da outra parte.”

Eu indico a obra para quem está com ressaca literária ou com o coração batendo mais acelerado do que o normal.

“Tudo passa. O que permanece é aquilo que conseguimos ressignificar a partir da experiência do amor, da dor, da perda, do arrebatamento, do enfrentamento. E é esse novo sentido que irá nos curar e enriquecer nossa experiência de estar vivos, permanecendo para sempre conosco como um lembrete de que nossa alma foi tocada.”

A escritora Fabíola conseguiu dar o devido refrigério para o meu coração e cabe a cada um ter o reto discernimento para seguir a vida de forma leve e feliz.

E você o que tem feito para acalmar as suas tempestades? Me conta nos comentários!