21 maio 2021

[Resenha] Match imperfeito: o encontro de Dimple e Rishi | Sandhya Menon | Gutenberg | Páginas: 360 | Ano: 2021


O sonho de Dimple Shah é cursar programação e desenvolvimento de Web, mas para isso precisa que seus pais aceitem que ela visa uma carreira profissional e não um casamento. Seus pais eram Indianos, e para a sua mãe o que importa é a beleza e um bom marido.

Apesar de ter 18 anos e morar na América, Rishi Patel preza pelos costumes e tradições indianas. Quando os seus pais arrumam uma pretendente indiana, ele já toma como certo o futuro casamento. Mas o seu encontro com Dimple não aconteceu como esperado.

Match imperfeito é aquele livro que te encanta e te prende do início ao fim. É prazeroso acompanhar Dimple e Rishi conversando e descobrindo o amor. Os dois personagens são bastante diferentes, mas se completam perfeitamente. E é lindo quando eles percebem isso e notam que talvez tenha sido o destino que os uniu, mesmo que de uma forma desastrosa.

Por mais que eu não concorde com casamento arranjado, a autora desenvolve tão bem os personagens, que eu torci muito por eles. Enxerguei esse tipo de união de outra forma, sem julgamentos. A autora também aborda o preconceito que os Indianos sofrem na América. É muito triste a forma como eles são menosprezados e intitulados como pobres, de terceiro mundo. Mas graças a Rishi e sua língua afiada, isso não fica impune. Até nisso a autora acertou, ao meu ver, pois ela consegue nos mostrar claramente essa discriminação, mas com leveza e uma boa resposta para tais absurdos.

"Se você tem que ser desagradável para provar que é melhor do que os outros, então… Bom, digamos que estirpe não é tudo."

Esta obra teve sua adaptação para a Netflix. Mesmo o áudio sendo em Hindi e inglês, eu indico para todos. Sei que algumas pessoas só assistem dublado, mas mesmo assim deem uma chance, vale a pena.

Match Imperfeito entrou para a minha lista de melhores livros do ano, de tanto que gostei. Queria muito ter um match imperfeito desse, pois terminei a leitura apaixonada pelo Rishi. Poderia ler esse livro várias vezes sem cansar. Espero que todos tenham a oportunidade de ler a obra e não apenas se encantar com a história, mas também com o trabalho de diagramação da Gutenberg. Que por sinal está impecável como sempre.

"Rishi a beijou com vontade, com significado, como se acreditasse que era exatamente ali que os dois deveriam estar naquele momento. E beijou Dimple até que ela também acreditou nisso."

Sandhya Menon é autora best-seller do The New York Times. Seus livros foram indicados em diversos veículos, como The Today Show, Cosmopolitan, Teen Vogue, NPR, Entertainment Weekly e BuzzFeed. Match imperfeito e There’s Something about Sweetie ganharam o Colorado Book Awards. Cuidadora de cães em tempo integral, Sandhya mora nas montanhas nebulosas do Colorado.