12 fevereiro 2021

[Resenha por @folhadepolen ] Apenas Três Palavras | Eduardo Baccarin-Costa | Madrepérola | Páginas: 156 | Ano: 2020


Em “Apenas Três Palavras”conhecemos uma história um tanto quanto traumática. O livro tem como personagem Celso Rafael, que durante a ditadura acaba sendo preso, junto com seus amigos, e sofre bastante durante o período que fica aprisionado.

O jovem estava no lugar errado, na hora errada e foi preso com a justificativa de fazer parte de uma célula terrorista e comunista. Depois de passar por muitas coisas, ele consegue fugir para o sertão nordestino, mais especificamente para Pernambuco e lá, Celso, consegue dar um rumo para sua vida e encontra o amor em Clarinda. Porém, guarda os terríveis momentos vividos.

"A palavra salva. Redime, liberta, sara. Não resta dúvidas. Palavra reconstrói cidadania."

Eu já li sobre a Ditadura militar e o quanto foi um período sombrio e triste para muitos grupos minoritários. Confesso que algumas cenas são mais difíceis de serem lidas, já que o autor descreve momentos vividos pelos personagens em “Apenas Três Palavras.”

Por mais que haja cenas difíceis de serem digeridas, a leitura no geral é super fluída. Enquanto estava imerso na história eu não vi o tempo passar, pois só queria conhecer mais de Celso e Clarinda.

"Um povo que lê é um povo que não é marionete do governo, repetia animado nas reuniões do grupo."

A parte histórica foi bem desenvolvida, ajudando o leitor a imergir mais e mais na história. O autor conseguiu em suas 156 páginas me conquistar do início ao fim.

O livro aborda temas relacionados à Ditadura Militar e, algumas cenas possuem descrições de violência/agressão, abusos e outros assuntos densos. Uma história necessária, interessante e super indicada.

Vocês já leram obras passadas no período da Ditadura?