26 fevereiro 2021

[Resenha] Ilha do Tesouro | Robert Louis Stevenson | Instituto Mojo


A obra “Ilha do Tesouro” conta a história de um velho capitão que roubou um mapa de um tesouro. Uma aventura cheia de perigos até uma Ilha desconhecida. Stevenson escreveu para o seu enteado a história que gostaria de ter lido quando criança. Uma leitura emocionante que mantêm piratas e tesouros vivos até hoje. Vamos navegar por essa maravilhosa aventura?

Eu estou apaixonada pela edição do Instituto Mojo, pois a qualidade gráfica está excelente, pintura trilateral, ótima tradução feita por Gabriel Naldi, ilustrações belíssimas de André Ducci, capa dura, papel Pólen e marcador. O Instituto é uma organização sem fins lucrativos e o objetivo é viabilizar o acesso público a obras da literatura de domínio público, traduzidas e editadas. As obras são distribuídas gratuitamente no endereço mojo.org.br/ebooks.


O livro é um clássico super interessante, com muita aventura e o autor foi de uma imaginação incrível. O personagem Jim é filho de dono da Pousada Almirante Benbow. Certo dia, um capitão misterioso chamado Billy Bones se hospeda lá, vivia se entupindo de rum e sempre com todos os sentidos apurados como se estivesse esperando que alguém aparecesse para lhe causar algum transtorno e de fato acaba morrendo.


“Ah! Cão Negro! Aquele lá não vale nada, mas quem o enviou é ainda pior. Se eu não conseguir fugir a tempo e me colocaram a marca negra, saiba que estão atrás é do meu velho baú. Então, arranje um cavalo.”

Como Bones morreu e não deixou a hospedagem paga, Jim e sua mãe vasculham as coisas do homem e encontram um velho baú com um mapa do tesouro dentro dele. E aí que toda aventura começa pela busca do tesouro perdido. O autor descreve tão bem os acontecimentos que na narrativa é possível imaginar todo o trajeto feito.


“Pela primeira vez pude sentir o encantamento da exploração. A ilha era desabitada, a tripulação havia ficado para trás e não havia nenhum ser vivo à minha frente a não ser aves e animais selvagens inofensivos. Perambulei por entre as árvores. Em alguns lugares cresciam plantas com flores que eu desconhecia.”


Autor de obras consagradas pelo público, Robert Louis Stevenson nasceu na cidade de Edimburgo, capital da Escócia, em 1850 e tem em "O médico e o Monstro" um dos pontos altos de sua literatura.

Super indico a leitura da obra para os amantes de bons clássicos! Venham se aventurar comigo!