29 novembro 2020

[Resenha] A vida mentirosa dos adultos | Elena Ferrante | Intrínseca

Após ouvir uma conversa de seus pais, Giovanna começa a questionar sua aparência e personalidade. Cheia de dúvidas sobre si mesma, ela decide conhecer sua tia e assim, quem sabe, descobrir quem é ela mesma.

“Eu queria entender se minha tia estava de fato aflorando em meu corpo, mas, como não sabia qual era seu aspecto, acabei por procurá-la em cada detalhe meu que mostrasse uma mudança."

Essa é mais uma daquelas obras que você deve prestar muita atenção. E esse fato não surpreende, pois não poderíamos esperar menos de uma obra de Elena Ferrante.

Nessa obra, vemos a história pelo ponto de vista de Giovanna, uma menina de 12 anos que está começando a questionar a sua vida e a história da sua família. Vamos acompanhar o amadurecimento da personagem, diante das mentiras, problemas familiares, divisões sociais e da sua busca por autoconhecimento. É uma obra muito intensa e fluída, como todos os livros da autora.

"Eles me amavam, eu os amava. Meu pai me parecia um homem extraordinário, minha mãe, uma mulher bastante gentil, e ambos eram as únicas figuras nítidas em um mundo, de resto, confuso."

A forma crua como ela fala sobre sexualidade causa um grande incômodo e desconforto. É impossível não ter um misto de sentimentos lendo esse livro.

Esse foi o meu segundo contato com a obra da autora e demorei bastante para me adaptar com a escrita da Elena, por isso indico que os leitores leiam com paciência.

“(…) não sou nada, nada de meu, nada que tenha de fato começado ou se concretizado: só um emaranhado que ninguém, nem mesmo quem neste momento escreve, sabe se contém o fio certo de uma história ou se é apenas uma dor embaralhada, sem redenção.”

Eu sei que as obras da autora dividem opiniões, mas não deixem de dar uma oportunidade para ela.  Espero que leiam e gostem do estilo de escrita dela, pois é singular!

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma escritora italiana, cuja identidade é mantida em segredo. Especula-se que seja uma tradutora. A autora concede poucas entrevistas, todas elas por escrito e intermediadas pelas suas editoras italianas.