30 novembro 2020

[Resenha] Sobre mim. Diário do segundo ano do resto da minha vida | Patrícia Fernandes | Editora InVerso

Título: Sobre mim

Autora: Patrícia Fernandes 

Ano: 2019
Páginas: 178

Editora: InVerso

Nota: 5

 

A obra “Sobre mim” nos conta a história do projeto de retorno à vida pós-diagnóstico de esclerose múltipla e transplante de medula óssea autólogo, onde Patrícia compartilha conhecimentos.

Patrícia Fernandes é uma mulher inteligente, guerreira e que busca encontrar o seu lugar no mundo, pois não é fácil estar doente, lidar com tratamentos, incertezas, medos e com o tempo.

Ela nos ensina também que o tempo é o hoje e que devemos aproveitar cada segundo dele. Eu não li o primeiro volume e gostaria muito para complementar com a riqueza do segundo.

“Os sonhos, para serem realizados, tiram tudo da gente: cada lágrima, cada suor, cada gota de energia, cada verdade verdadeira. Mas quando eles se realizam, devolvem tudo em dobro, tudo em ouro, tudo em vida. Por isso é raro, por isso é caro, por isso é sonho.”

Fernandes vai escrevendo fazendo o balanço do seu dia e mostra suas conquistas, desafios e frases diárias. Um compilado de emoções e resiliência.

Seus relatos reais encheram o meu coração, mudou o meu dia e o sentimento da gratidão aflorou de uma forma singular. Você nos ensina sobre o tempo, amor, lição de vida, superação e com o seu diário nos ensina o que é a coragem.

“Eu posso viver sem remédios! Eu sou "normal". Apenas sinto e reajo diferente das outras pessoas. Sou profunda. Sou intensa. Sou demais. Mas só às vezes. E tudo bem. Daí eu me curo, me escuro, me aprumo. Agora sinto que tudo faz sentido.”

Patrícia Fernandes nasceu em Campinas-SP e atualmente vive em Curitiba-PR. É formada em Arquitetura e Urbanismo e Licenciada em Matemática. Mas, sua paixão mesmo é ser escritora. É portadora de Esclerose Múltipla desde 2005 e passou por um transplante de medula óssea autólogo em 2015, que a obrigou a olhar para dentro de maneira definitiva. Atualmente dedica-se exclusivamente a escrita. É autora dos livros “Por dentro de mim – diário do primeiro ano do resto da minha vida” e “Sobre de mim – diário do segundo ano do resto da minha vida”.