30 novembro 2020

[Resenha] Sílabas Ciladas | Carlos Badia | Editora InVerso

Título: Sílabas Ciladas

Autor: Carlos Badia 

Ano: 2017
Páginas: 140

Editora: InVerso

Nota: 4

 

A obra “Sílabas Ciladas” retrata as poesias de várias épocas e possui uma produção textual e visual incríveis. As poesias são variadas, nos mostram várias possiblidades e uma gama de catarse.

O livro possui um prefácio muito bem escrito por Lúcio Carvalho que leva o leitor a querer rapidamente ler a obra, sentir a energia do autor e não é tão simples conseguir entender a narrativa, pois a característica da obra é um pouco diferente do que estamos acostumados.

“Há um lugar vazio onde me procuro. Essencial, visceral, sem véus nem segredos, em que busco o equilíbrio neste eu investigado. Não o equilíbrio da imóvel balança.”

A obra é dividida em oito partes bem distintas e é bem legal saber como Carlos Badia brinca com as palavras, constrói e descontrói na mesma proporção. Ele possui uma intimidade com as letras e passa verdade em cada poema escrito.

“Aprender é ofício

Qual ensandecido pensaria diferente,

já que viver é sem garantias?

Seria tolo, em nós, não sermos infinitamente aprendizes.”

Indico a obra para todos que gostam de bons poemas, pois eles salvam, nos libertam, nos ensinam e nos transformam. A edição está linda, diagramação perfeita e imagens sensacionais.

Carlos Badia é natural de Pelotas-RS, foi muito cedo para Porto Alegre e atualmente vive em Viamão-RS. Com formação em música e filosofia, atua na área música e produção cultural. Músico, compositor, escritor, produtor musical e ativador cultural. Seu trabalho no grupo de jazz “Delicatessen”, que lhe rendeu dois “Prêmios da Música Brasileira”, o projetou nacional e internacionalmente. Também é o idealizador e um dos realizadores do POA JAZZ FESTIVAL (eleito duas vezes como Melhor Festival de Música do Brasil pelo Prêmio Profissionais da Música), do Projeto Homenagem ao Jazz e agora do Bento Jazz & Wine Festival. Também atua como Curador de diversos eventos culturais, da música as artes plásticas, tanto em projetos próprios como em projetos encomendados por empresas e governos. É autor das obras: Recortes On/Off Line e Sílabas Ciladas.