09 novembro 2020

[Resenha] Recursos Humanos | Pierre Lemaitre | Gutenberg |


Alain Delambre têm 57 anos e está desempregado há 4 anos. Ele tinha uma ótima vida e estava juntando dinheiro para fazer uma boa reforma em seu apartamento quando foi demitido do nada. Desde então, ele nunca foi o mesmo, sua esperança por conseguir um bom emprego foi se esvaindo após cada entrevista mal sucedida.

Quando surge uma oportunidade de conseguir um emprego na sua área, ele não mede esforços para conquistar a vaga.

"Eu vou fazer o que for preciso para conseguir esse emprego!"

Eu me sensibilizei demais com Delambre, pois no momento em que vivemos ter um bom emprego é luxo. O nível de desemprego está altíssimo e muita gente está passando necessidade. Para um homem que passou a sua vida toda sendo o chefe da família, se torna muito difícil agora não conseguir nem mesmo pagar uma conta em um restaurante.

"Eu procuro trabalho como cães farejam postes. Sem nenhuma ilusão, mas é mais forte que eu."

Mesmo sensibilizada pela situação do personagem, ele me deixou irritada e incomodada em certas situações. O incômodo eu senti logo no início quando ele descreveu as filhas falando sobre o corpo delas. Achei o fato desnecessário, pois não fez nenhum sentido e nem relevância para a obra. E a irritação foi pelo fato dele ser tão inteligente, mas burro na mesma medida. Ele mesmo foi se afundando em suas próprias mentiras.

"Você é capaz de ter moral e escrúpulos porque você tem um emprego. Comigo, é o inverso."

A trama me deixou um pouco confusa, pois tive que reler alguns capítulos várias vezes. Por isso indico aos leitores que leiam com atenção. Todas as informações são muito importantes.

Essa história precisa ser lida com calma, como todos os livros do autor. Tem reviravoltas e revelações, pois nada é o que parece. Além do autor sempre apostar nas emoções e desenvolvimento dos personagens.

O livro já foi adaptado para uma série da Netflix. Pretendo assistir futuramente, pois adoro comparar os livros com as adaptações.

Nascido em Paris, Pierre Lemaitre ensinou literatura francesa e americana, análise literária e cultura geral.

É hoje escritor e roteirista. Várias vezes premiado, seus romances são traduzidos em mais de quinze línguas.

Me digam nos comentários se vocês já leram ou se irão assistir a série.