08 novembro 2020

[Indicação] Filho da Noite | Antonio Calloni | Valentina

 
Quer ler um livro denso, instigante, escrito com uma ‘singularidade ímpar’ e com uma linguagem poética? Indico “Filho da Noite” do multitalentoso Antonio Calloni!

Sinopse:
Caro Leitor, você deve estar, neste momento, se perguntando sobre Filho da Noite, certo? Então... vamos lá:Desconfio que eu seja sombrio, vulgar (como sempre), lírico, erótico, engraçado, romântico (?). Desconfio que eu namore com o terror, com o suspense, com a loucura, com o estranho. Desconfio que eu tenha um final feliz. Sou um romance em duas partes que talvez se comuniquem.Filho da Noite traz uma perturbadora narrativa, cheia de detalhes, um verdadeiro delírio, ou não? O filho, o pai. O segredo, o casarão, as mãos sujas de culpa e nenhum arrependimento. Sua narrativa tem elementos de terror psicológico. Disponha-se a devorar dois livros que facilmente poderiam desmembrar-se em muitos.“Como aperitivo, adianto que a segunda parte do livro começa em clima de soft-pornô ou de romance noir. Nela, o novo protagonista parece ser dono de sua história, até cair num labirinto metafísico, espécie de looping do eterno retorno. E não me atrevo a revelar o final para não estragar a surpresa e a alegria do leitor.Toda vez que sê lê um novo livro, temos a tentação de imaginar a sua genealogia. Para ajudar a decifrá-lo, por um lado, mas também para despi-lo de sua dissonância, de sua diferença. Dentro dessa procura pela semelhança, digamos que Calloni parecia cultivar a desordem de Clarice e a liberdade linguística de Guimarães Rosa.” – Geraldo Carneiro.

“A vida é uma fantasia muito pesada.”

"Dormir, para ele, é um ato absolutamente secreto e solitário. Não admite nenhum tipo de vulnerabilidade, e dormir para ele, é de uma vulnerabilidade quase violenta. Dormir é ter o corpo agindo sem controle e revelando alguma verdade não permitida, inadmissível.”

“Agenor — como é próprio e óbvio para esse tipo de personagem — não tem amigos, seus clientes são praticamente vozes.”
 
“Nesse momento, entendo como somos imprescindíveis, como cada gesto nosso é fundamental para saúde do universo, como podemos destruir ou criar com uma palavra dita, mesmo que em segredo ou apenas pensada.”

Calloni é uma simpatia e com muita humildade já participou de uma Live conosco! A Live e a resenha completa estão no feed!

Já leram a obra? Acompanham a carreira dele? Adorarei saber a opinião de vocês!