10 novembro 2020

[Resenha por @chihiro_literary] Crepúsculo | Stephenie Meyer | Intrínseca |


Isabella Swan sempre se sentiu diferente, não conseguia se aproximar de ninguém e nem ter nenhum tipo de conexão. A moça nunca entendeu porque era assim, mas sentia que existia um enorme distanciamento entre ela e todas as outras pessoas.

Com semanas de vida sua mãe Renée fugiu com ela de Forks, deixando para trás seu pai Charlie. Mas agora com 17 anos, se vê obrigada a voltar para a cidade para morar com ele, já que sua mãe está em um novo relacionamento e ela sente que a está atrapalhando.
 
O relacionamento dela com o pai é complicado, pois os dois não sabem lidar com os sentimentos, além de serem tímidos, são bastante fechados.

Sua vida em Forks será um desafio, ela odeia frio. O local chove e neva com muita frequência. O seu maior problema é que todos já sabiam de seu regresso para cidade, tornando-a o centro das atenções, algo que ela odeia.
 

Logo nos primeiros dias na escola, os Cullen, lhe chamam bastante atenção, lindos com uma pele incrivelmente branca e olheiras nos olhos, eles se destacam entre os adolescentes. É impossível não perceber que algo é estranho neles e quando ela se aproxima de Edward Cullen, devido a uma aula de biologia, ela confirma suas suspeitas.

Li essa obra anos atrás, mas por causa dos filmes ela ainda está bem viva em minha mente. E mesmo assim pude relembrar como a história realmente acontece, pois na adaptação cortou muitas cenas.

Na história podemos concluir que Bella e Edward foram feitos um para o outro. Ela que não conseguia se conectar com ninguém , agora tem uma grande ligação com ele. Isso é bonito de se ler, pois eu amo o conceito de "almas gêmeas".

Na leitura, eu tive a mesma emoção, que senti da primeira vez com relação ao pai da personagem. Charlie me pareceu tão triste e solitário que me deu pena. Com isso, senti bastante raiva da Renée, nunca conseguirei entender as atitudes dela.

Senti falta de um pouco mais de desenvolvimento e descrição na narrativa. Teria sido maravilhoso, também, ler mais sobre o relacionamento da personagem com o seu pai.

Mas entendo, que infelizmente, o que importou para a autora era o amor de uma humana e um vampiro.

Sei que a obra divide muitas opiniões, mas para mim foi bom fazer essa releitura hoje com uma nova cabeça, já que li essa obra quando era adolescente.

Acho curioso como uma releitura pode ampliar a nossa visão de uma história. Com isso, gostaria muito de saber se vocês já leram ou releram Crepúsculo, e o que acham da história.