23 novembro 2020

[Resenha] A lista que mudou minha vida | Olivia Beirne | Faro Editorial

 

A obra “A lista que mudou minha vida” nos conta a história de Georgia que adora ficar jogada no sofá após o trabalho vendo tv e bebendo vinho. A moça não gosta de quase nada, pois ela jamais aceita correr riscos. Porém, sua irmã mais velha encontra-se doente e fica impossibilitada de completar a lista de tudo que planejou fazer até os trinta anos e Georgia decide realizar as aventuras no lugar da irmã. Se ela tinha medo até de ir pagar contas bancárias, como a moça irá sobreviver perante uma lista de aventuras? Leia e descubra!

A escritora Olivia Beirne tem uma escrita fluída, gostosa e compreendi a observação na capa que dizia: “Hilário! Fãs de Jojo Moyes e Sophie Kinsella vão se apaixonar por este livro.” Georgia é cômica ao mesmo tempo dramática, adorei a personagem.

A história me ganhou e chegou a me enganar pela sinopse, pois pensei em um livro de autoajuda, drama ou alguma história sem “sal”, mas fico feliz em saber que foi algo surpreendente e muito engraçado. Mesmo os temas sendo sérios, a autora, soube colocar leveza na narrativa e a lista que a personagem escrevia com as observações foram as melhores.

“Este é o universo tentando me dizer que o Tinder é uma péssima ideia, como eu sempre soube que era? Talvez seja a maneira de o universo me dizer que eu não deveria estar saindo com ninguém.”

Conforme a nossa protagonista vai cumprindo a lista e saindo da zona de conforto, novas possibilidades vão surgindo na vida de Georgia e o impossível passa a ser algo tangível. Ótimo poder acompanhar o amadurecimento e libertação da personagem.

“Achei que era isso que a gente tinha que vestir. Era isso que eu usava na zumba sempre que Amy me obrigava a ir porque ninguém me avisou que eu tinha que me vestir como um suporte de papel higiênico extravagante.”

Alguns temas tratados na obra são: amizade, realização profissional, relacionamentos, viver intensamente, esclerose múltipla, demissão e qualidades e defeitos das pessoas.

“Por que não consigo fazer isso? As crianças fazem bolos! Gente muito idosa faz bolos! Por que eu não consigo? Qual é o meu problema?”

Por fim, a diagramação da obra é espetacular, a capa lindíssima, a narrativa envolvente e os personagens hilários. Super indico a obra para todos e se tem um conselho que eu possa dar após a leitura é: Viva! Arrisque-se! A vida é única e passa muito rápido, portanto, viva o hoje!

Olivia Beirne, 28, alcançou a lista de mais vendidos do New York Times com este livro de estreia. Ela vive em Buckinghamshire, cidade ao sul de Londres. Já trabalhou como garçonete, pintora de cerâmica e assistente de elenco, mas escrever é definitivamente o seu trabalho favorito.