04 novembro 2020

[Resenha] Império das Tormentas | Jon Skovron | Arqueiro


Red ficou órfão aos 8 anos. Vindo de uma família nobre ele agora vive uma outra realidade, adotado pela criminosa Sadie Cabra, mora pelas periferias de Nova Laven, cometendo pequenos furtos.

Aos 8 anos, Hope viu toda sua vila sendo massacrada pelos Biomantes, como única sobrevivente ela jurou se vingar daquele que tirou tudo o que tinha. Sem ter para onde ir acaba no Monastério dos Vichen, trabalhando como empregada, mas sendo treinada escondida pelo Chefe Hurlos, ela vai aprender tudo para se tornar a melhor guerreira.

Após os Biomantes firmarem um acordo com o chefe do submundo de Nova Laven, Red e Hope se encontram. Eles vão perceber que tiveram uma vida bem parecida e a ligação dos dois é mais forte do que eles imaginavam.

"A vida traz um monte de decepções. Às vezes, oferece coisas só para tirá-las pouco tempo depois."

Eu tenho uma queda por fantasia, pois sempre estou inserindo uma a minha lista de leitura. Quando eu soube desse lançamento achei muito interessante, mas não imaginei a imensidão que é esse universo.

A sinopse da obra não nos conta um terço do que é realmente essa história. Império das Tormentas é o primeiro livro de uma trilogia, com um enredo totalmente diferente vemos a trajetória de duas crianças que sofreram indireta ou diretamente pelas atitudes dos Biomantes. O autor narra brilhantemente todo o desenvolvimento dos dois até o momento em que se encontram. Então, de crianças eles passam a dois adolescentes, com habilidades especiais.

Esse primeiro volume me pareceu mais uma apresentação. Algo necessário, pois esse universo é imenso e tem muita história, e algumas delas acabam sendo importantes para o desfecho. Aqui, percebemos que muita gente vive na miséria, a segregação é evidente. Os pobres são descartados enquanto os ricos vivem suas vidas com tudo do melhor, mas até aí não é muito diferente da nossa realidade, não é mesmo?

A sociedade é comandada pelo Imperador que tem como seus lacaios os Biomantes, esses são uma espécie de "manipuladores de magia".

Os Biomantes são fortes e cruéis, sempre testam os seus poderes nos mais desafortunados, já que a vida desses é insignificante para o seu propósito. Na obra não é dito muito sobre o Imperador, por isso creio que ele terá mais participação nos próximos livros.

"Um Imperador pode ser falho ou cruel. Mas o império é maior do que um homem. E sempre vale a pena lutar por ele. Talvez, quando chegar a hora seja você quem vai corrigir o curso do império."

Essa obra é tão rica que os moradores do subúrbio de Nova Laven tem suas próprias gírias. No começo me soou estranho tais palavras e os seus significados, mas depois acabei me acostumando. Ao fim do livro tem o glossário explicando detalhadamente cada palavra, o que foi maravilhoso, pois eu estava um pouco perdida.

Império das Tormentas é uma aventura fantástica e com muita ação. Essa história incrível com magia, guerreiros e piratas conquistou meu coração. Estou encantada com essa história e com sua riqueza de informação. Preciso urgentemente dos próximos livros, e espero que todos vocês leiam e sintam a mesma euforia que senti por essa nova fantasia.

Jon Skovron já foi ator, músico, salva-vidas, bilheteiro da Broadway, funcionário de depósito, escritor de manuais e desenvolvedor web. Finalista do prêmio Morningstar por Império das Tormentas, Jon é autor de diversos livros para jovens leitores e seus contos já figuraram em várias publicações e antologias. Mora no subúrbio de Washington com dois filhos e dois gatos, e gosta de histórias sombrias, estranhas e ligeiramente engraçadas.