17 novembro 2020

[Resenha] Cinco Máscaras | Carlo Antico | Editora Labrador

A obra “Cinco Máscaras” nos conta a história do vexilologista Prince Lafitte, que acabou de perder uma de suas melhores amigas para o câncer e, ainda de luto, descobre que outro companheiro terá que enfrentar a mesma luta pela vida. O nosso personagem se encontra em um verdadeiro fogo cruzado, pois poderá ir atrás de uma lenda esquecida ou ver seu amigo ser sucumbido pela doença. A lenda prometia curar todas as doenças e os antigos pesquisadores a esconderam muitíssimo bem para que a mesma não fosse descoberta por impostores. Para salvar seu amigo, Prince, terá que seguir as pistas espalhadas pelo mundo, usar todo o seu conhecimento sobre bandeiras, reunir as cinco máscaras, as chaves que abrem o tesouro e por fim, encontrar a cura. Será que nosso protagonista irá conseguir a cura? Leiam e descubram!

O escritor Carlo Antico me apresentou uma obra bem diferente das que li em 2020, pois conseguiu me apresentar um universo novo com uma narrativa ímpar, as notas de rodapé riquíssimas em explicações, personagens fortes, um prólogo interessantíssimo que dá vontade de mergulhar na obra rapidamente e com um final digno de “cinco máscaras e chaves de ouro”.

Eu confesso que adoro obras que ensinam e que acrescentam novas palavras ao vocabulário, conhecimentos amplos, vontade de pesquisar e que dão vivacidade para a narrativa como um todo. Por exemplo, se não fosse a excelente leitura, tão cedo saberia o que é um vexilologista. Você sabe leitor?

“Os cientistas estavam todos mortos, cada um deles havia escrito apenas um livro e publicado somente um único exemplar. Cada publicação com uma característica em comum: todas possuíam a palavra “natureza” no título.”

Prince é um personagem cativante e a sua incansável luta em busca do tônico é algo admirável. A obra perpassa por algumas temáticas, como: família, amizade, lealdade, sociedades secretas, mistérios, bandeiras, música, esportes, política, desenhos e outras.

“Já passou pela sua cabeça encontrar este tônico e doar para algum laboratório para que eles o desenvolvam em escala industrial?”

As notas do autor são esclarecedoras e gostei ainda mais de ter lido. Antico conseguiu fechar todas as pontas soltas e terminou a história com maestria. Nós tivemos um debate com a presença do autor durante a semana e a experiência foi riquíssima. A LC Agência sempre arrasa na escolha dos livros e na condução dos debates! Indico a obra para todos os leitores, pois é um verdadeiro convite ao conhecimento!

Carlo Antico é jornalista formado pela PUC-SP e tradutor/intérprete pela Associação Alumni. Foi colaborador da revista Roadie Crew por oito anos e produtor, apresentador e repórter do programa Rock Forever. Seu primeiro livro "Straight and Lethal", publicado apenas em inglês pela editora SBPRA de autopublicação, participou da Feira de Livros de Nova York em 2014 e ganhou o NABE Pinnacle Awards, premiação do estado do Oregon, na categoria "contos". "Cinco Máscaras" é seu segundo livro e o primeiro lançado em português.