09 junho 2020

[Resenha] 1+1 - A Matemática do Amor | Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos | Faro Editorial

RESENHA POR FOLHADEPOLEN

Hoje trago a resenha do livro nacional 1+1-  A matemática do Amor dos autores Augusto Alvarenga e Vinícius Grossos, obra publicada pela Faro Editorial.
Alguns livros conseguem abalar o leitor, outros decepcionar, mas com toda certeza 1+1 entra na lista dos que surpreendem quem lê de uma maneira positiva. Com uma história para lá de especial e emocionante, 1+1- A Matemática do Amor irá prender você do início ao fim.
No decorrer da narrativa iremos conhecer os amigos Bernardo e Lucas, ambos com 16 anos, o que os separa são 8 meses de diferença. Os garotos se conhecem desde pequenos, e logo firmaram uma amizade que se aproxima da irmandade, já que além de friends são vizinhos.
"Eu não precisava de brigadeiro. O toque dele era doce o bastante."
Bernardo (Bê) é o típico aluno popular da escola, que fala com todos e é admirado pelas meninas, além de praticar esporte e ter um físico que chama atenção. Já Lucas (Lu) é quase o extremo oposto, o garoto mais tímido e na dele, introvertido e que apenas consegue manter uma conversa mais longa com Bê, e, diferente do amigo que adora matemática, Lu é fascinado pelas palavras, especialmente poesia.
A vida dos rapazes vai bem, até que no começo das férias escolares um grande acontecimento vira o mundo dos dois de cabeça para baixo, os pais de Bernardo irão se mudar para Portugal devido a uma proposta, irrecusável, de emprego. Isso tudo faz o chão de Lucas desaparecer, pois ele iria perder, talvez o único, amigo que tinha na cidade e ele não seria o mesmo sem Bê.
"A questão não era me mudar de casa, país, continente. Não importava o lugar pra onde eu fosse: se o Lucas estivesse comigo, tudo ficaria bem. No fundo acho que o Lucas era minha casa."
Até que Lucas decide criar lembranças que irá acompanhar Bernardo em sua nova jornada, então cria um planejamento para as férias, ação essa que fará os dois se aproximarem mais e mais. Só que o desconhecido surge, e um sentimento totalmente novo alcança ambos e eles precisam descobrir que sentimento é esse, se é uma simples atração pelo outro ou algo maior, como amor. Mas o que será que Bê e Lu irão fazer quando descobrirem o que sentem um pelo outro?
Esse foi meu primeiro contato com a escrita de ambos os autores, confesso que foi algo extremamente delicioso, pois a história como um todo é muito bem escrita e gostosa de ler. Com uma leitura fluída e história simples, Augusto e Vinícius organizaram muito bem uma obra capaz de despertar um misto de sentimento no leitor e fazer com que o mesmo reflita sobre amor e outros temas como aceitação e preconceito, já que os meninos vivem em uma cidade relativamente interiorana onde a fofoca rola solta.
"Não fui capaz de esperar mais um minuto sequer: dei um passo à frente e o envolvi no abraço mais forte que eu já dera em alguém. Por mais que eu estivera em pedaços... Talvez assim eu o mantivesse inteiro. Intacto. Aqui.”
Então, falando de temas relacionados a Comunidade LGBTQIA+, os autores conseguiram inserir também como pôde a recepção de algo diferente em uma cidade "mais conservadora". A forma como eles abordaram os temas foi bem escrito, não deixando o leitor confuso nem nada do tipo. Fora tudo isso, outro ponto que eu gostei muito foi como, Augusto e Vinícius, focaram em outras coisas que não apenas a descoberta do sentimento entre Bê e Lu, assim falando sobre como a opinião alheia pode interferir no que o outro pensa ou até mesmo como a demonstração de sentimento em público pode ser normal e não visto como diferente e feio.
A história me conquistou de uma forma única, não consigo nem expressar em palavras o tanto que gostei desse livro, a ponto de simplesmente devorá-lo em poucos dias, isso, claro, somado ao fato de que a história possui uma linguagem simples. Diferente de outros livros LGBT, esse não há cenas hot, por ser um livro infantojuvenil, e focar nos aspectos emocionais dos personagens fez com que eu criasse um laço com cada um.
"A vida é insana, e muda, simplesmente, num piscar de olhos. A todo o momento nossas atitudes vão moldando nossos destinos e nos fazendo seguir por determinados caminhos, A vida é essa!.”
Os personagens são bem desenvolvidos e até mesmo os secundários possuem sua importância, pois para falar sobre homofobia e não aceitação precisou-se criar cenas um pouco mais violentas, e isso tudo foi possível devido a personagens secundários. Agora falando da diagramação, senhor, esse livro é muito lindo, as folhas são bem reforçadas e grossas, dando até a impressão que o livro é gigantesco, mas possui apenas 256 páginas. Com fontes de tamanhos confortáveis, quase em todos os capítulos há ilustrações de chamar atenção de tão lindas que achei e, em alguns momentos me deparava passando uns 3 minutos apreciando as artes que tinha no livro, fora que a guarda da capa (parte interna) é simplesmente perfeita, assim como a capa que eu achei maravilhosa.
 A Faro Editorial trabalhou muito bem a diagramação e esse lado editorial de 1+1- A Matemática do Amor, pois percebi todo cuidado que eles tiveram, não só com esse livro, mas com todos que lançam.
Super recomendo essa obra para os amantes de romance, especialmente quem gosta de um livro LGBT que fala sobre amor.