12 junho 2020

[Resenha] O Fundo é Apenas o Começo | Neal Shusterman | Editora Valentina

RESENHA POR CHIHIRO_LITERARY


Caden Bosch, sempre aparentou ser um menino comum, um bom aluno na escola e um bom filho, ele nunca deu qualquer problema para os pais. Mas aos poucos as coisas mudam e, todos a sua volta começam a perceber certos comportamentos estranhos. Preocupados, seus pais procuram ajuda e, o resultado não poderia ser mais assustador e triste para a família: Esquizofrenia.

"As coisas que sinto não podem ser traduzidas em palavras, ou, se podem, são palavras numa língua que ninguém pode compreender."

A obra realmente é um mergulho fundo na mente de uma pessoa que tem sua própria realidade. Eu custei entender e compreender o que estava acontecendo nessa história. A realidade de Caden é fantasiosa e delirante, sua mente cria personagens e locais imaginários. Essa fantasia do personagem se mistura com a realidade e, como a história é do ponto de vista dele, ficamos sem saber o que realmente está acontecendo.

Caden vive no seu mundo, mas às vezes volta à realidade. Em certos momentos ele se perde em sua própria mente ou tem apagões, porém em sua maior parte, ele está a bordo de um navio, explorando as profundezas do mar.

"Mil pensamentos me passam pela cabeça, mas não os sinto como se fossem de fato meus. São quase como vozes."

Essa doença é triste demais. O autor conseguiu passar perfeitamente a tristeza e desespero que ela causa, tanto no doente como na sua família. Lendo os agradecimentos eu soube que o filho do autor sofre desse transtorno mental, e que ele ajudou o pai no desenvolvimento desta obra. Com essa informação, fiquei mais admirada pela obra e pelo autor.

“Às vezes, a escuridão não tem nada de glorioso, é uma verdadeira e absoluta ausência de luz. Um breu pegajoso que se cola na sua alma e a puxa para baixo. Você se afoga nele sem se afogar. Ele te transforma em chumbo, e faz você afundar mais depressa na sua membrana viscosa. Priva você de toda a sua esperança, e até das recordações da esperança.”

Senti muita tristeza pela família, por saber que nada será como era antes, e por eles sempre viverem com medo de novos episódios. Acho que essa obra me deu uma nova visão do que é essa doença. Eu senti mais compaixão, empatia e uma vontade imensa de abraçá-lo. Espero que essa obra mexa com vocês e que vocês entendam a mensagem do autor.

Neal Shusterman é um premiado autor de diversos best-sellers do New York Times, vencedor e/ou finalista de praticamente todos os prêmios literários dos EUA.