13 fevereiro 2020

[Resenha] Além da Magia | Tahereh Mafi | Universo dos Livros

RESENHA POR FOLHADEPOLEN

Oi leitores! A resenha de hoje é do livro “Além da Magia” da autora Tahereh Mafi, publicado pela Universo dos Livros.

A história inicialmente se passa em Ferenwood, um lugar mágico onde cada um possui uma especialidade, que é designada na Entrega, evento onde cada criança que completa 12 anos recebe uma missão, para que assim os anciões acabam avaliando o potencial mágico das crianças.

E é nesse cenário que conhecemos a protagonista Alice Alexis, uma garota de 12 anos que vive com sua mãe e seus irmãos menores. Porém, a jovem acaba sentindo a mudança da mãe depois que o pai da família sumiu há alguns anos. E para encontrar seu pai, Alice acaba por se dedicar ao máximo à missão que irá receber na Entrega para que assim consiga sua especialidade e venha a sair em busca de seu amado pai. Só que ela não imaginava que Oliver Newbanks, um mentiroso de carteirinha, iria mexer com as escolhas dela.

Oliver mostra indícios de saber onde está o pai de Alice, e assim a menina acaba por sair em busca do mesmo. Ela se coloca nas mais diversas situações na qual nunca imaginou, situações essas repleta de perigos e magia que desconhecia.

“Ela frequentemente quer se plantar de volta na terra e ver se ela cresce como algo melhor desta vez, talvez um dente-de-leão ou um carvalho ou uma noz que ninguém pudesse localizar. Mas a Mãe insistiu (do jeito que ela faz muitas vezes) que Alice deve ser uma garota, então ela era.”

Irei começar falando sobre os personagens, pois confesso que gostei do desenvolvimento deles, a autora conseguiu descrever muito bem a essência de cada um, tanto dos principais quanto dos secundários. Sendo que alguns, em vários momentos de teimosia, mereciam um puxão de orelha, haha. Mas a construção foi bem planejada.

A história é muito fluída e super envolvente, principalmente por trazer muitas reflexões acerca dos mais variados assuntos, principalmente sobre aceitar seu ponto de vista e não mudar pelos outros.

“– Todo o mundo nasce com cor – Alice falou com cuidado. – As minhas simplesmente ficam contidas dentro de mim.”

A escrita da autora me cativou, pois foi o meu primeiro contato com ela, além disso, a narrativa sendo em terceira pessoa trouxe certa profundidade com relação aos detalhes que há no livro. Com uma diagramação simples, porém confortável, eu consegui ler esse livro muito rápido, a história me conquistou de tal maneira que ao iniciar a leitura não conseguia mais parar de ler, até chegar ao final. Eu amei a capa da obra por trazer cores vibrantes como o amarelo e rosa, e principalmente pelos desenhos que há na mesma. Recomendo esse livro para quem gosta de magia e histórias fofinhas!