A marcha retrata a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação no país.
A graphic novel aborda a história do personagem desde criança no qual ele sonhava em ser Pastor e pregava no galinheiro e por incrível que pareça as galinhas ficavam quietinhas. Na sua adolescência já fazia parte de alguns movimentos contra o racismo no Alabama e em 1958 se encontrou com Dr. King e contou que desejava acabar com a segregação na Universidade estadual.
Quando estava engajado nos movimentos de segregação e contra as violências ele e seus colegas eram ofendidos, espancados e humilhados. Aprendiam encontrar amor contra o seu próprio agressor.
“Não deixe que eles abalem sua fé na não violência- ame-os”.
O que mais incomodava o Movimento Estudantil de Nashville era a segregação nas lojas do centro, pois os negros não podiam usar o provador e nem sentar no balcão de lanches, era muito humilhante. Então, decidiram que o primeiro alvo era os balcões de lanche das lojas de departamentos. O número de estudantes que apoiavam o movimento crescia dia após dia.
“Lembre-se dos ensinamentos de Jesus Cristo, Mahatma Gandhi e Martin Luther King. O amor e a não violência são o caminho”.
Os jovens desejavam mudar os Estados Unidos e deixar o país melhor e depois de marcharem rumo a luta contra a segregação eram ofendidos e presos, porém como o número de negros era grande decidiram libertar todos. Após, muitos protestos pacíficos no dia 10 de maio de 1960 um feito entra para a história do país, seis lojas do centro de Nashville serviram lanche a clientes negros.
Nate Powell é quadrinista best-seller do The New York Times. As ilustrações em preto e branco mostram verdade e emoção. Dá para sentir as dores e medo que os negros sentiam durante as cenas dos protestos, prisões e humilhações. Andrew Aydin trabalha como diretor digital e assessor político no escritório do parlamentar John Lewis e hoje continua a escrever quadrinhos e a ensinar sobre a história da nona arte no movimento pelos direitos civis e por fim, o parlamentar John Lewis que é um ícone no movimento pelos direitos civis e líder nato responsável pelo fim segregação racial nos Estados Unidos.
A marcha foi a primeira série de quadrinhos a vencer o National Book Award e já quero os outros dois volumes, pois ao ler a HQ me senti marchando junto ao grupo pela luta contra o preconceito, violência, desumanidade e justiça. A luta na verdade não visava destruir a pessoa com a violência e sim transforma-la. Hoje o preconceito se esconde e segue velado, porém podemos mudar esse pensamento arraigado e juntos levar amor e humanidade.
Add no Skoob