29 setembro 2023

[RESENHA] Uma casa de bonecas | Henrik Ibsen | @editoramoinhos | Tradução: Leonardo Pinto Silva | Páginas: 120 | Ano: 2018


A obra “Uma casa de bonecas” é uma peça em três atos. O escritor Henrik Ibsen é um dramaturgo norueguês e também é um dos criadores do teatro realista moderno.

A peça nos conta a história de Nora, casada com um diretor de banco. Ele tem a esposa como frívola e inocente. Será? Para salvar o esposo de uma doença, ela mente e arruma um empréstimo com um homem de caráter duvidoso. Helmer descobre e repudia a sua esposa. Ela é humilhada perante a sociedade e assim a mulher larga o marido e filhos. Um grito de independência, liberdade e autoconhecimento!

“Lá fora, um mensageiro portando um pinheiro de natal e um cesto, os quais entrega à criada, que se apressou a recebê-los.”

O livro foi escrito em 1897 e é bem interessante acompanhar o aflorar do feminismo na narrativa. Uma revolução para a época!

“Nem hoje nem amanhã pensarás em outra coisa a não ser em mim. Não abrirás correspondência alguma… Nem mesmo a caixa do correio…”

A personagem Nora não se sucumbe as humilhações e vai em busca de sua evolução pessoal.

Ibsen criou uma história revolucionária e se tornou um grande marco. Já dá para imaginar o escândalo que foi na época essa peça teatral, pois as mulheres eram vistas apenas como uma máquina de reprodução humana? Super indico!

Vocês já conheciam essa peça teatral ou outras obras do escritor?