29 maio 2023

[RESENHA] A ilha e o espelho | @faustopanicacci | @maquinariaeditorial | Páginas: 304 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Boa tarde, leitores! Como vocês enfrentam a surpreendente jornada chamada vida? Na obra “A ilha e o espelho” conhecemos o brasileiro Theo B. e os seus relatos emocionantes sobre diversos fatos. Ele é advogado em Cambridge e se junta a um eclético grupo de amigos: um fotógrafo, uma psicóloga frustrada, um erudito que fala por aforismos, uma executiva que toca violino e um universitário acusado de plágio. As conversas no pub The Eagle são singulares!


O escritor Fausto Panicacci é simplesmente incrível, pois aborda temas profundos, cria personagens nada clichês e no seu romance ficcional nos leva a refletir sobre os erros e os acertos da vida.

O protagonista Theo B. guia o leitor pelas páginas, apresenta as mais variadas vivências dele e dos amigos. Alguns relatos são fortes, outros emocionantes e que completam a história de forma ímpar.

“Mas eu não era um ficcionista. Não era um desenhista. Não era um bom fotógrafo, como meu amigo, e não andava prestando muito como advogado. Eu não estava fazendo nada direito, e minha confortável vida inglesa parecia carecer de sentido.”

A capa está linda nos remetendo a uma primorosa obra de arte, a diagramação é de qualidade e a fonte super confortável para a leitura. A Leitura Coletiva foi organizada pela @lcagcomunicacao e como esperado tivemos ótimas trocas.

Muitos são os dilemas dos personagens e encontramos triângulo amoroso, violenci4, ganância, questões ambientais, xen0f0bi@, refugiados, arte e identidade cultural. Fausto é mestre em inserir temáticas importantes e faz isso com uma sabedoria impecável!

“A única forma de amar verdadeiramente alguém é amá-lo em seus paradoxos.”

Por fim, super indico a leitura pela riqueza de história, por toda inspiração e reflexões que provocam grandes debates. Você já mudou as próprias perspectivas de vida em relação a existência humana? Vamos conversar!