08 março 2023

[RESENHA] Orgulho e preconceito | Jane Austen | @editorafarooficial | Tradução: Nathália Rondan | Páginas: 320 | Ano: 2023


A obra “Orgulho e Preconceito” nos conta a turbulenta relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. A antipatia entre eles é visível, porém nascerá uma inesperada história de amor. O que acontecerá com o casal? Eles superarão as diferenças? Leia!

A apresentação da obra foi escrita por Eduardo Levy e ele conseguiu introduzir a história de uma forma impecável, pois suas palavras tocam profundamente e leva o leitor a uma grande conexão com a temática abordada.

O que falar de Jane Austen? Ela é simplesmente revolucionária, inteligente, singular, uma escritora que retrata o cotidiano de pessoas comuns, as questões sociais, temas profundos e o amor em toda a sua essência. Simplesmente atemporal!

“A palavra “prendada” é usada para descrever muitas mulheres simplesmente por saberem tricotar uma bolsa ou fazer découpage em um biombo. Mas estou muito longe de concordar com sua opinião sobre as damas em geral. Não posso me gabar de conhecer mais de meia dúzia que sejam realmente prendadas, entre todas as que conheço.”

A personagem Elizabeth é uma mulher incrível, não esconde o que pensa, não abaixa a cabeça ao ser humilhada e quebra paradigmas para a época (as mulheres tinham zero poder de fala) na Inglaterra do século XIX. Já Mr. Darcy parecia arrogante e antipático, porém ele tinha um bom coração (a típica casca, né?). Apesar da época em que o romance foi escrito é possível notar o toque de modernidade, pois nos dias atuais acompanhamos vários personagens amadurecendo, libertando de amarras e principalmente compreendendo que o amor verdadeiro supera o orgulho/preconceito.

A edição da Faro Editorial está um luxo, com corte trilateral em azul, diagramação perfeita, fonte confortável, tipografias especiais e litografias.

Por fim, super indico a leitura desse clássico e que você se encante com Elizabeth e Darcy, que aprenda com o crescimento moral e com as reflexões sobre a natureza do amor.

Você já leu os livros da diva Jane Austen? Qual é o seu preferido? Me conta nos comentários!