25 fevereiro 2023

[RESENHA] Preto ozado | @_lucasdematos | @editoracirandacultural | @livrosprincipis | Páginas: 96 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️


Que obra incrível! É tocante como Lucas de Matos nos emociona através de suas palavras doces e ao mesmo tempo densas. A carga emocional é gigante e bastante reflexiva.

O escritor Lucas consegue nos levar por uma viagem ancestral, dura, rica, repleta de simbologia e com uma jornada de fé/esperança singular.

As ilustrações e projeto gráfico são de Silvana Menezes e estão simplesmente um bálsamo para os olhos.

O prefácio ímpar foi escrito por Dejanira Rainha Santos Melo, poeta e educadora. Ela conseguiu abrilhantar ainda mais a obra. Que mulher maravilhosa!

“Sua história é feita de lonjuras de tempos longínquos, imemoriais. Da terra pisada pelos ancestrais no cimento, no calcário, nos canaviais. Seus pés desimpedidos, desamarrados, percorrem os caminhos de uma liberdade inacabada. E ainda há tanto a caminhar há tanta estrada…”

O livro aborda temas difíceis, porém necessários para a construção de uma sociedade justa e igualitária, como: racismo, intolerância religiosa, preconceito e racismo estrutural.

De Matos com sua linguagem lírica, poética e intensa nos mostra o poder da ancestralidade, cultural e humanitário do povo preto. Não é nada fácil ficar provando a todo momento qualidades, capacitação e o olhar de igual para igual, porém tenho fé que ainda viveremos numa sociedade livre de preconceitos. Cabe a todos nós a mudança!

“Sou contra o contrabando mesmo vivendo num país que quer taxá-las. E aí insisto que elas garantem cidadania, integridade, conhecimento, fantasia, sentido; Ô seu polícia, não se assuste. Dessa arma não sai tiro. Sou antiviolência porque eu me armo de livros!”

Eu fiquei totalmente orgulhosa por tudo que Lucas construiu em sua narrativa e enquanto mulher branca fiquei honrada em poder sentir cada poesia entranhando em meu corpo.

Eu super indico a obra para todas as pessoas, pois ela é representativa, com acidez necessária e extremamente importante vivenciar a negritude. A liberdade é única e a pessoa deve usar o que quiser.

A capa é muito libertadora e representativa, pois mesclou a imagem icônica “Homem Vitruviano” de Leonardo da Vinci com um homem preto, ecoando a esperança!⁣

Seja com um black power, tranças, dreads, cabeça raspada, cabelos coloridos, roupas rasgadas ou tatuagens, você pode ser o que quiser e a sua cor não define seu caráter. #Diganãoaopreconceito