16 fevereiro 2023

[RESENHA] Egito secreto | @paulbrunton_ | @ajnaeditora |Tradução: Adriano Scandolara | Páginas: 400 | Ano: 2022 | Nota: ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️



Eu sempre achei encantador os mistérios existentes no Egito e essa obra é um convite imersivo para uma jornada de autodescoberta do primeiro grande segredo da humanidade: “nosso lar não é o corpo, mas a alma”. Também nos apresenta o vasto estudo de Brunton, ao explorar templos, túmulos e os registros hieroglíficos do antigo Egito. Ele explora grandes mitos, como Osiris. Preparados para adentrar no Egito com todos os seus mistérios?

“As noites do Egito são estranhamente diferentes das noites da Europa. Aqui elas chegam com suavidade, com o palpitar misterioso de uma hoste de vidas invisíveis, tonalizadas num azul índigo, produzindo um efeito mágico sobre as mentes sensíveis, lá elas são sombrias, brutalmente pragmáticas e definidamente negras.”

O escritor Paul Brunton foi um homem inspirador, pois suas histórias são riquíssimas, reflexivas e atemporais. Achei incrível a jornada que ele fez quando viajou ao país do Nilo. Uma viagem repleta de sabedoria espiritual e autoconhecimento!

“Uma estranha impressão de que não estava sozinho começou a se insinuar insidiosamente sobre mim. Sob o manto da completa escuridão, senti que algo amimado e vivo pulsava em existência. Era um sentimento vago, mas real, e isso, junto à sensação crescente de retorno ao passado, constituía a minha consciência de algo “psíquico”.”

O capítulo “Uma noite dentro da Grande Pirâmide” foi bem envolvente e revelador. O autor foi bem corajoso em passar a noite dentro dela e vivenciar toda a experiência. Creio que eu não seria tão corajosa para enfrentar essas sensações, você seria?

Outro capítulo que achei interessante foi “Com o encantador de serpentes mais famoso do Egito”, pois embora não tão relevante para a pesquisa cultural, achei mágico a relação do autor com o encantador de serpentes.

“Satisfeito?”, perguntou o encantador. “Está vendo como é grande, mas não me pica. Nenhum escorpião pode me picar, pois os proíbo!"

A obra “Egito secreto” possui a diagramação perfeita, com fonte confortável para leitura, em capa dura, maravilhosas ilustrações e inúmeras fotos do acervo pessoal do escritor. As notas no fim do livro são singulares e complementam toda a narrativa. Um exímio estudo cultural entre faquires, mistérios egípcios, ocultistas e a liberdade espiritual.⁣

Você já conhece o Egito ou possui essa vontade? Me conta nos comentários!