02 setembro 2022

[RESENHA] Como uma luva de veludo moldada em ferro | Tradução: Jim Anotsu | @daniel_clowes | @editoranemo | Páginas: 144 | Ano: 2018 | Indicação: 18+



A Graphic Novel “Como uma luva de veludo moldada em ferro” reúne dez capítulos da história de mesmo nome publicada por Daniel Clowes. Clay Loudermilk, após tentar desvendar os mistérios de um gênero de filme peculiar (snuff film) fica diante de um elenco “estranhamente estranho”, como uma dupla de policiais sádicos; uma suburbana de meia-idade; uma criatura das águas; um cão sem nenhum orifício, vítimas de implantes capilares, um carismático líder de culto e outros personagens sinistros. Já imaginou a loucura que podemos encontrar?

Daniel Clowes é um exímio quadrinista. Ele ganhou vários prêmios e já foi indicado ao Oscar. As suas ilustrações são diferentes de todas as que eu já vi. Uma mistura de realidade x fantasia simplesmente incrível!

Nesta HQ por algumas vezes fiquei chocada com a imaginação do Clowes, pois de tão esdrúxula que a história possa ser, ela se torna convidativa e também reflexiva. Podemos notar críticas sociais, a abordagem sobre padrões de beleza, estética, poder da mídia, indústria cinematográfica e outros.

“Eu tenho corrido atrás dele pra tosar aquele cão há anos. Mas ele é teimoso demais… e só pensa nele mesmo… e o pior de tudo é como ele se acha o bonzão…”

A narrativa é nonsense, os personagens são bizarros e as ilustrações realistas. Da até medo de imaginar assistindo o filme “Como uma luva de veludo moldada em ferro”. Topa?

“Eles dizem que toda vida vem do mar… eu já vi coisas lá que iam pirar a sua cabeça… este lago mesmo está cheio de segredos, filho… os segredos do Universo!

Eu já havia lido outras obras de Daniel e achei bem diferente dessa. O curioso é que realizei a leitura desta HQ lançada em 2018 por último e as posteriores já foram todas consumidas. A última me deixou sem reação e foi a melhor na minha opinião.

Super indicada para os amantes de quadrinhos e fãs da literatura nonsense. Já conheciam a obra ou leram algo do gênero?