O escritor André Fogaça nos apresenta uma narrativa direta, fluida e com detalhes importantes para o desenvolvimento pessoal, no mercado de ações e organização das finanças. O livro possui uma introdução muito bem escrita e que nos dá ideia do que podemos encontrar por toda a narrativa. Ele é dividido em três partes bem autoexplicativas. Eu gosto muito da frase citada de Benjamin Franklin: “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.”
Fogaça nos ensina que precisamos nos organizar para conquistar a liberdade financeira e temos três potes para encher, que são: o pote da reserva de emergência, o pote das recompensas e o pote da liberdade financeira. Ninguém melhor para conhecer a sua realidade e as suas reservas do que você próprio, ou seja, o livro não nos ensina mágica e sim questões reais, reflexivas e organizacionais.
“A rentabilidade, por sua vez, é o fator mais difícil de controlar, porque é um valor desconhecido na renda variável. Uma rentabilidade maior faz o patrimônio crescer mais rapidamente, e, portanto, você levará menos tempo para atingir a margem de segurança que deseja.”
Seguindo o Método KISS o mercado de ações é perfeito para investimentos a longo prazo. Toda investimento tem os seus riscos, portanto, não é necessário ser um expert no mercado, mas ser organizado, estudar as possibilidades, as variações, ter tranquilidade e trilhar rumo ao sucesso.
“Pequenos valores podem se transformar em quantias expressivas se você investir em ações e permanecer com elas no longo prazo.”
Por fim, indico a leitura para todos aqueles que desejam investir, nos que pensam em ter um futuro confortável ou até mesmo para os medrosos de plantão, pois você tudo pode, basta querer!