Eu sou totalmente apaixonada pelas estratégias traçadas por Sun Tzu. A primeira vez que realizei a leitura da obra eu tinha 15 anos e a leitura mudou minha vida, pois não só aprendi de forma clara e coesa as lições, mas como também utilizá-las em todos os campos da minha vida.
Algumas lições estratégicas de Tzu são: Um líder comanda pelo exemplo, não pela força; Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode enfrentar; A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar; A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca mostra que ela é abundante.
“Dessa forma, nas batalhas de carruagens, primeiro recompense a tropa que capturar ao menos dez carruagens do inimigo.”
“Subjugue o inimigo atacando-o; provoque-o, mantenha-o ocupado, prepare iscas para o atiçar, faça-o correr para onde você deseja.”
“O general habilidoso conduz o seu exército como se ele fosse um único homem: pela mão.”
“Sutilmente e sem alvoroço, utilize os seus espiões para todo o tipo de tarefas.”
A diagramação da Faro está maravilhosa, a folha de guarda bem estilosa e a fonte muito confortável para a leitura.
Por fim, indico a leitura para todos os tipos de leitores e quem for forte o suficiente para compreender todas as lições poderá ter sucesso em tudo que empreender, pois com paciência, tática e persistência o alvo é alcançado.
Sun Tzu foi um estrategista, general e filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos. Este livro foi colocado no topo dos Clássicos Militares da China em 1080 pelo imperador Shenzong de Song e, desde então, tem sido o texto de estratégia mais influente no Leste Asiático. Conhecia?