14 julho 2021

[Resenha] Em ondas | AJ Dungo | @editoranemo | Páginas: 376 | Ano: 2021


A Graphic Novel “Em ondas” aborda a história do surfista e ilustrador AJ Dungo. Ele rememora sua falecida parceira, sua batalha contra o câncer e o amor que compartilhavam pelo surfe. Ele também mescla sua paixão pelo surfe com histórias de grandes heróis desse esporte. Uma HQ emocionante e que transborda sentimentos.

AJ Dungo é ilustrador e fez um trabalho primoroso “Em ondas”, pois suas ilustrações são tão reais que é possível sentir toda a emoção da narrativa.

“Mesmo depois de anos sem tocar numa prancha, foi como se ela nunca houvesse parado de surfar. Kristen inspirou todo mundo. Mas Kristen nem sempre estava disposta. Seu corpo tinha limites.”

As temáticas abordadas na Graphic Novel são: amor, amizade, surfe, doença, cumplicidade e luto.

Esta é uma obra que as ilustrações falam por si só. E os balões com as falas dos personagens são usadas em momentos estratégicos. A personagem Kristen está com câncer e ela viverá o tempo que resta aproveitando os momentos especiais ao lado de quem ela ama. As ilustrações com as histórias do surfe e dos famosos sufistas também abrilhantaram a HQ.

“Acabei descobrindo as palavras que não conseguia encontrar. “Vem em ondas.” É uma resposta curta, mas honesta. O vazio é constante. Mas o luto não segue um padrão. Ele vem e vai.”

A Editora Nemo está de parabéns pela qualidade da Graphic Novel, super indico!

O escritor e ilustrador Dungo conseguiu transformar seu momento de dor em arte. Viver o luto não é nada fácil e cada pessoa reage de uma forma. Eu estou passando por esse processo e a Graphic Novel me ajudou a compreender que os momentos dolorosos são como ondas. Eu escolho a calmaria do mar ao invés da tempestade! Eu desejo a você leitor o cheiro da maresia e ondas de felicidade!