31 maio 2021

[Resenha] A princesa prometida | William Goldman | @intrinseca | Páginas: 416 | Ano: 2018


A obra “A princesa prometida” conta a história da linda camponesa Buttercup que se apaixona perdidamente por Westley. Ele é um jovem humilde que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, descobrem o amor verdadeiro, porém um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. Com o passar dos anos, Buttercup é pedida em casamento pelo sádico príncipe Humperdinck. 

Esta edição de luxo em capa dura traz os textos extras que William Goldman escreveu para as edições comemorativas de 25 e 30 anos da obra original, elas misturam ficção e realidade e ajudam a compor o universo emblemático que transformou a obra em um fenômeno.

O escritor William Goldman escreveu o roteiro do filme “A princesa prometida” em 1988. O filme que inspira referências pops até hoje, passando por The Big Bang Theory, Shrek e Gilmore Girls. Um grande clássico! O conto clássico foi escrito por S. Morgenstern, mas Goldman editou as partes. Os capítulos são compostos por: A princesa prometida; o bebê de Buttercup: um esclarecimento; O bebê de Buttercup; Apresentação da edição comemorativa de 25 anos e Apresentação da edição comemorativa de 30 anos. Confesso que desejo muito ler A edição comemorativa de 50 anos quando chegar o grande momento.

“Aquilo fazia parte do crescimento. As pessoas se apaixonava repentinamente, depois piscavam e já não sentiam mais nada. Perdoavam defeitos, encontravam a perfeição, apaixonavam-se perdidamente; então o sol nascia e tudo passava”.

Os personagens são maravilhosos, a narrativa rica, divertida e com sátiras sensacionais. Podemos encontrar piadas escondidas e muita diversão.

“Em termos intelectuais, a morte não lhe interessava nem um pouco; os mortos não reagiam a dor.”

As temáticas abordadas são: romance, sátira, grandes duelos, piratas, tramas políticas da realeza e traições. As intervenções do autor na narrativa são as melhores!

“Wesley caiu como uma pedra e, em seu último suspiro de consciência, observou a mão direita do conde: tinha seis dedos, e, até onde Wesley lembrava, nunca tinha visto tal deformidade...”

William Goldman, escritor e roteirista, o autor do livro A princesa prometida conquistou duas vezes o prêmio Oscar: uma por seu roteiro original para o filme Butch Cassidy, de 1969, e outro na categoria de melhor roteiro adaptado por Todos os homens do presidente, em 1976. Goldman também foi responsável pelo roteiro do filme de A princesa prometida, em 1988.

A diagramação da obra está belíssima, a fonte confortável para leitura e a capa dura dá um toque bem especial. Super recomendo a leitura.

Vocês já conheciam a obra?