15 fevereiro 2021

[Indicação] Terra Molhada | Flávia Pimenta | Páginas: 136 | Ano: 2020


Boa noite, queridos! Tudo bem? A nossa leitura coletiva oficial do 
@clubeliterarioferavellar foi a obra “Terra Molhada” da escritora Flávia Pimenta. O nosso debate foi bem rico e rendeu ótimos frutos!

Sinopse:
Terra Molhada é um romance em prosa poética que conta a história de Ana Luz, da mocidade até a vida adulta, nas batalhas da vida, traçadas por sua força, sonhos e desejos. Um amor verdadeiro que o tempo não foi capaz de destruir. É uma obra para ser sorvida, muito mais do que lida, guardada entre os tesouros que a literatura nos proporciona.

——
“Um amor verdadeiro jamais será esquecido
Perde-se no tempo e nas novas conquistas
Mas o que na alma fora cunhado
Nunca será preenchido."

“A comida é boa e eu tomo tanto refrigerante que nem dou conta. Álcool não gosto, nem quero nunca gostar, porque senão “ela” um dia vai dizer: Não falei; você bebe como “ele”.”

“Muita dor, mágoas, houve coisas boas também, embora estivéssemos distantes, sempre partilhava com ele dentro dos meus pensamentos.”

“Já não sou a menina indefesa, nem a mulher permissiva, no rosto já tem rugas, nas laterais uns “pneuzinhos”. Agora o sorriso, esse é o mesmo, quando sorrio para esse homem.”

A escritora Flávia Pimenta conseguiu construir uma narrativa poética forte, porém encantadora! As temáticas abordadas na obra são densas, porém a superação da personagem é algo ímpar! Falar de abandono parental, relações abusivas, violência física e emocional nem sempre é fácil e Flávia com seus poemas, frases de personalidades e citações de músicas conseguiu me encantar!

Eu super indico a obra, pois o caminhar nem sempre é fácil, porém as tempestades servem para temperar nossas vidas. E você como anda temperando a sua vida?