06 fevereiro 2021

[Indicação] Compaixão: Como Conceito de Totalidade | Fernando Moraes | Novo Conceito | Páginas: 120 | Ano: 2019


Boa noite, queridos! A minha indicação para hoje é a obra “Compaixão” do autor Fernando Moraes e publicada pela Novo Conceito. Um livro que te faz ter um olhar amplo e reflexivo sobre algumas abordagens e entender de fato o que é compaixão!

Sinopse:
Nesta obra, Fernando Moraes nos faz pensar a compaixão dentro de um conceito totalizante, que navega pelo nosso cotidiano e não somente dentro dos contextos que a exigem. Com uma abordagem simples dentro de uma perspectiva social, ele trata com cuidado a compaixão, transitando pela cidadania, pela convivência social e pela vivência das pessoas, e, fundamentalmente, mostrando como ela nos absorve, sem muitas vezes termos consciência disso. Muito se fala nas rodas das ciências humanas sobre resiliência, alteridade, empatia, altruísmo, sentimento de compaixão, pertença, solidariedade e tantos outros conceitos, e em como buscamos reconhecer o outro, aquele diferente de nós, aquele que muitas vezes é o nosso inferno, mas que também nos faz inferno de alguém.
Para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro. E solidariedade é o efeito natural de identificar o outro por essa consciência e dar vida a essa relação. Sendo assim, uma não existe sem a outra. Entretanto, mesmo tendo essa condição indissociável, costumeiramente tentamos estabelecer interlúdios.
Segundo o autor, quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: “Eu vejo vocês”.
Compaixão como convite à existência é o grande desafio aqui proposto.

"A compaixão também é um sentimento de alegria, e não precisa ser concebida somente na dor do outro. Podemos agir de forma compadecida também - e principalmente - nos momentos em que presenciamos o comportamento de alguém.

“Vamos nos acostumando aos clichês da ilusão do mundo perfeito, e nos tornando prisioneiros da imperfeição, aprisionados pela falsa sensação da zona de conforto.”

“Servir é a compaixão em ato, em plena ação. É o que nos dá a sensação de plenitude humana.”

E para você o que é compaixão?