13 agosto 2020

[Resenha] Talvez Você Deva Conversar Com Alguém | Lori Gottlieb | Editora Vestigio


Lori Gottlieb fica sem chão após seu namorado terminar o relacionamento alegando não querer viver ao lado de uma criança. A justificativa lhe parece tão ridícula que ela não consegue lidar com esse término. Após, semanas de sofrimento, ela aceita o conselho de sua amiga e procura a ajuda de um terapeuta.

"Uma das coisas que me surpreenderam como terapeuta era a frequência com que as pessoas queriam que lhes dissessem o que fazer, como se tivesse a resposta certa, ou como se existissem respostas certas ou erradas."

Na obra em questão, a autora Lori Gottlieb, se torna um personagem e nos conta toda a história da sua vida e a relação com a terapia.

A cada capítulo desta obra a autora nos conta uma passagem da sua vida, o vínculo com os pacientes e como eles buscam as respostas para os seus problemas. Cada paciente de Lori tem seu próprio drama pessoal, alguns mais sérios que outros, mas todos eles precisam muito de sua ajuda. E essa ajuda em muitos momentos se torna mútua, pois Lori aprende e entende a si mesma através deles.

"Um terapeuta deve ser um receptáculo para a esperança que uma pessoa deprimida ainda não pode conter, e eu não estava vendo muita esperança ali."

Tudo para nós leitores é uma análise e nos faz pensar em como levamos a vida. Todos precisamos de ajuda e muita vezes nem percebemos disso. É muito estranho pensar que um terapeuta também precisa de ajuda profissional, mas enquanto profissional da área sei da importância de conversar com alguém e Lori nos mostra que até mesmo ela tinha essa necessidade.

A leitura realmente é incrível e emocionante. Fiquei muito surpresa, pois não esperava gostar tanto. Essa é uma leitura de puro autoconhecimento, sobre a importância de saber ouvir e ser ouvido.

Me digam nos comentários se já leram esse livro e se pensam em fazer terapia. Confesso que me bateu uma imensa saudade de estar no consultório! O ato de poder ouvir e ajudar confortando é único!

Lori Gottlieb é uma escritora e psicoterapeuta americana, que escreve a coluna semanal de conselhos "Caro terapeuta" para o The Atlantic.