05 agosto 2020

[Resenha] Além do que se vê | Sheila Guedes

RESENHA POR CHIHIRO_LITERARY

Aos vinte anos, Kalina viaja pela primeira vez para visitar a sua melhor amiga, mas na verdade ela está sendo sequestrada por uma grande organização de tráfico de mulheres para a prostituição.

"Sou prostituta em Madri.
Fui vendida e negociada em um leilão, onde minha virgindade alcançou um alto preço e me transformou na sombra da mulher que um dia desejei ser.
Jamais poderei colar todos os cacos que compõem minha trajetória em todo esse tempo de dor e sofrimento.
Me chamo Kalina, e está é a minha história."

Essa história foi angustiante do começo ao fim. Até o final da obra eu já ficava esperando que algo ruim acontecesse. Acho que nós estamos tão condicionados a maldade humana que já não nos surpreendemos quando nos fazem algo ruim. Estamos ficando realmente desacreditados e pessimistas.

A obra vai mostrar a trajetória de uma mulher sequestrada e obrigada a se prostituir por uma grande quadrilha internacional.  Vemos aqui como ela foi sequestrada e até como ela conseguiu lidar com isso para dar a volta por cima.

Eu sinceramente, não teria a metade da força dela. Acredito que eu teria sucumbido logo no começo, é terrível ler todas as passagens e saber de tudo que ela passou. Pior é saber que isso acontece a todo instante e, que neste momento, caro leitor, alguma mulher está passando pela mesma situação.


Eu morro de medo de viajar, de ter contato com desconhecidos, pois sei da maldade humana. E sei também que infelizmente, nós mulheres, ainda somos tratadas como objetos. Acho que esse livro é daqueles que  necessitamos ler, pois nos abrem os olhos. Espero que todos tenham a oportunidade de ler essa obra. E quem já leu, por favor me conte nos comentários o que sentiu durante essa leitura.
.
"Existem aquelas mulheres que acham que não são vítimas. Que mentem para si mesmas. Que fingem que não dói ser descartadas e ignoradas pelo mundo. Existem mulheres que juram que ser prostituta não dói. Mas não é verdade. Não importa se você foi traficada como eu, ou se escolheu vir por livre e espontânea vontade exercer a prostituição. Como você chegou até aqui, realmente não importa. O que deve importar é a liberdade de escolher ser quem é."

Sheila Guedes é uma paraibana, casada com seu melhor amigo, mãe de três filhos e leitora compulsiva. Pedagoga e historiadora por profissão, escritora por paixão. Chocólatra assumida, ama viajar, fotografar e passar seu tempo livre na companhia da sua família e seus cachorros.