06 julho 2020

[Resenha] Filho da Noite | Antonio Calloni | Editora Valentina

RESENHA POR CHIHIRO_LITERARY

Agenor é um homem sem sentimentos, que vive no seu enorme casarão com um grande lado sombrio e muitos segredos. No dia em que cometeria suicídio, Cinira aparece em sua porta e lhe dá o sopro da vida.
Cinira uma mulher simples, vê Agenor como um homem solitário, mas acima de tudo uma oportunidade para ganhar dinheiro, e realizar o seu grande sonho: se casar. Porém, a vida do seu chefe vai acabar mexendo com ela, mas do que poderia imaginar.
"Dormir, para ele, é um ato absolutamente secreto e solitário. Não admite nenhum tipo de vulnerabilidade, e dormir para ele, é de uma vulnerabilidade quase violenta. Dormir é ter o corpo agindo sem controle e revelando alguma verdade não permitida, inadmissível."
Em uma obra poética o autor narra uma história sombria e detalhista, beirando a loucura e por muitas vezes não se sabe o que é real e o que fato é delírio.
"Um abraço feito de pai e filho sugere algum amor reconhecível. Um abraço. Pai. Filho. Segurando o filho pelos ombros, o pai olha longamente para o filho sem dizer uma só palavra. Dois sorrisos plenos de relaxamento e ternura invadem-se e dão início a um novo dia."
Os personagens são enigmáticos e, é difícil entender o que se passa na cabeça deles e o motivo de suas atitudes. Misteriosos eles parecem pecadores tentando saciar o seu vício pelo sexo. Em grande parte da obra percebi a necessidade desses personagens pelo sexo. Um sexo sujo, insaciável, vulgar, sem qualquer tipo de emoção que não seja voltado para o puro prazer.
Eu que não sou acostumada a esse tipo de escrita poética me senti por várias vezes confusa, sem entender a história em si, mas acima de tudo intrigada. O enredo é misterioso demais, com a sensação de que algo insano pode acontecer a qualquer momento com os personagens. O fato do livro ser pequeno, com capítulos curtos me ajudou muito a concluir a leitura. A leitura correu tão bem que quando percebi já estava nas últimas páginas.

Pensando sobre a obra gostaria de ler outros livros do autor, mas quem sabe algo menos poético. Gostaria de saber de vocês, já leram essa obra ou alguma outra do Calloni?
Egízio Antonio Calloni é ator, poeta, cantor, escritor, produtor e dublador brasileiro. Natural de São Paulo, ele nasceu em 6 de dezembro de 1961. Estreou na televisão em 1986, aos 25 anos, na minissérie "Anos Dourados". Sua carreira na televisão foi praticamente toda traçada na TV Globo.