29 julho 2020

[Resenha] Desgrávidas | Jennifer Hendriks & Ted Caplan | Faro Editorial


A obra “Desgrávida” nos conta a história de Veronica Clarke que está com 17 anos, exímia aluna, namorado aparentemente maravilhoso e com uma vida perfeita, porém ao fazer um teste de gravidez, ela vê o mundo girar com o resultado: positivo! E agora, leitor?

Ao descobrir a gravidez e imaginar os seus planos futuros ruírem, a jovem Veronica, toma a decisão de fazer um aborto. E ela contará com a ajuda de sua ex-amiga rebelde Bailey Butler, para a execução do plano. Porém, a única clínica que realiza o procedimento sem a assinatura dos pais/responsáveis fica a 1590 quilômetros da cidade dela.

“Era como se tivesse um letreiro gigante de néon em minha testa piscando a palavra GRÁVIDA.”

Elas seguem viagem e durante o percurso acontece inúmeros fatos inusitados!

Eu tomei ranço do namorado dela, pois ele não passa de um imbecil! As amigas dela também parecem um bando de sanguessugas interesseiras.

A história foi contada de uma forma que o assunto se tornasse menos pesado, porém com muita sinceridade, fiquei incomodada com o fato do aborto ter ficado em segundo plano e o foco voltar para os acontecimentos da viagem.

Aborto é um tema seríssimo e creio que deveria ter sido mais aprofundado na obra, pois ninguém realiza o procedimento e não fica com marcas profundas.

Outros temas foram tratados, como: homosexualidade, relações abusivas, gravidez na adolescência, amizade e relações familiares.

O livro vai ter uma adaptação para o cinema e será exibido pela HBO. A capa é maravilhosa com o título em alto relevo, diagramação dos capítulos tendo os quilômetros na abertura de cada um e folhas de guarda com desenhos em forma de rodovia!

Já leram? Me contem nos comentários o que acharam da resenha!!