12 março 2020

[Resenha] A Devolvida | Donatella DI Pietrantonio | Faro Editorial



O livro “A Devolvida” vendeu mais de 250 mil exemplares e é considerado um dos grandes romances da Itália. Ele nos conta a história de uma garota que aos 13 anos foi levada do lar abastado onde vivia para uma casa estranha e com os moradores dizendo que eram seus pais e irmãos. Na pequena cidade todas conheciam a sua história, pois ela foi a criança que os pais pobres “deram” a um parente que não podia ter filhos e muitos anos depois simplesmente a devolvem sem explicação alguma.

Eu não conhecia a autora e foi o meu primeiro contato com a escrita de Donatella, mas gostei da narrativa forte, dolorosa e que por algumas vezes deu vontade de colocar a garota em um potinho e dar muito amor.

“Minha vida anterior me distinguiu, me isolou na nova família. Quando voltei, falava outra língua e não sabia mais a quem pertencia”.

“A devolvida” sofre horrores em seu novo lar, pois as condições do ambiente são precárias devido a falta de higiene, brutalidade dos pais, alimentação regrada e por vezes restando as migalhas para a garota. Ela ganhou cinco irmãos, porém é a irmã mais nova que a protege e a ajuda na adaptação do novo lar e a lutar perante as adversidades da vida.

“Com o tempo, perdi também a ideia confusa de normalidade e, hoje, ignoro de fato qual lugar seja o de uma mãe. Isso me falta, do mesmo modo que pode faltar saúde, proteção, certezas. É um vazio persistente, que conheço, mas não supero. Olhar para o nosso interior dá vertigem. É uma paisagem desoladora que à noite tira o sono e fabrica pesadelos no pouco que deixa. A mãe que nunca pedi é a mãe dos meus medos.”

Pietrantonio construiu um romance dramático denso e que nos leva a pensar o tamanho da dor que “a devolvida” sentiu ao descobrir que estava sendo abandonada pela segunda vez. O que leva uma mãe abandonar um filho? E o que levou a adotiva cometer o mesmo ato? Pobreza, doença, falta de estudo? É possível justificar o que parece injustificável?

Por fim, “a devolvida” teve que reconstruir seus pensamentos, amadurecer perante a dor, encontrar forças para prosseguir, lidar com o bullying, superar a rejeição e é por isso que a obra é riquíssima. Eu creio que terá um segundo volume que mostrará como a personagem seguiu a vida adulta e como ficou a sua irmã mais nova Adriana que é uma personagem apaixonante, inteligente e dona de um humor ácido bem peculiar. Super indico a obra e conheça quem de fato é “a devolvida” e os seus pensamentos mais profundos!